Afinal, o que é conteúdo de valor e como criar?


Guilherme de Bortoli

Por   

 07/03/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O Marketing de Conteúdo se baseia na criação de “conteúdo de valor” — e o que isso quer dizer afinal?!

Que, ao planejar e produzir um conteúdo — seja um artigo para blog, uma publicação para as redes sociais e por aí vai —, é preciso primeiramente pensar de que forma esse material irá impactar quem for consumir.

Se a sua empresa já está colocando o Marketing de Conteúdo em prática e não costuma fazer isso, eu vou te ajudar a repensar a sua estratégia como um todo e avaliar se ela não está focando apenas em “criar conteúdo por criar” e apresentar a empresa comercialmente.

Ou, se você recém conheceu o Marketing de Conteúdo como uma estratégia capaz de gerar melhores resultados para a sua empresa, também veio parar no lugar certo. Me acompanhe para entender, de uma vez por todas, o que é conteúdo de valor e como criar!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

O que NÃO pode ser considerado conteúdo de valor?

Apesar de parecer óbvio, preste muita atenção no que tenho para te dizer aqui! Um conteúdo de valor com certeza não é aquele que:

  • Desinforma;
  • É “mais do mesmo”;
  • Não gera resultados.

Mas tenha um pouco de paciência comigo, que eu já vou te mostrar por quê:

O conteúdo que desinforma

O conteúdo que desinforma é aquele construído com informações falsas — de forma intencional ou não! Esse tipo de conteúdo acaba confundindo quem o consome e também induz ao erro, e é principalmente por isso que não dá para considerar como conteúdo de valor.

Aliás, um conteúdo enganoso pode ter consequências bastante desastrosas ao se espalhar, ainda mais quando trata de assuntos como saúde ou finanças. Já pensou?!

O conteúdo “mais do mesmo”

O conteúdo “mais do mesmo” é aquele sem personalidade, que não traz nenhum tipo de opinião própria ou conhecimento novo — nem intelectual, nem prático.

É o famoso conteúdo que só “enche linguiça”, que fala um monte de coisas, mas não leva a lugar nenhum!

O conteúdo que não gera resultados

O conteúdo que não gera resultados, muitas vezes, está relacionado aos outros dois tipos. Afinal, é bem improvável que um conteúdo que desinforma ou “mais do mesmo” dê qualquer resultado para sua empresa!

E, quando eu falo em resultados, quais poderiam ser? Considere estes exemplos:

  • Posicionamento no Google;
  • Posicionamento de marca;
  • Leads;
  • Vendas…

Então, se não gera resultados como esses, já não é um conteúdo de valor — simples assim!

Dica: Leads: o que são e como gerá-los para vender mais

Mas, então, o que é conteúdo de valor e como criar?

O conteúdo de valor é um material relevante, útil, que transmite uma informação de qualidade, que gera um benefício real ou, até mesmo, alguma aplicação prática para o consumidor.

Além disso, o verdadeiro conteúdo de valor ajuda sua marca a atingir os objetivos definidos no planejamento da estratégia de Marketing de Conteúdo — como os exemplos de resultados que listei acima — e a construir uma relação de confiança com o público!

Alguns formatos de conteúdo, como os artigos de blog com passo a passo, por exemplo, oferecem um direcionamento para que o leitor chegue ao melhor resultado através das boas práticas. É o caso do Passo a passo para criar um blog de sucesso!, oferecido por nós, da Orgânica.

Há também aqueles conteúdos de valor que, mesmo sem uma aplicação prática imediata, geram um benefício real ao disponibilizar ainda mais conhecimento, aprofundando algum assunto, assim como em nosso artigo Inbound Marketing no YouTube: como fazer?.

Com tudo isso em mente, só nunca esqueça que, para definir um conteúdo como “de valor”, muito se pensa no tamanho dele, mas a verdade é que “longo” ou “curto” não tem relação direta com qualidade e resultado.

Eventualmente, na Orgânica, nós enviamos e-mails que são longos de fato — e que recebem respostas do tipo:

Feedback ao conteúdo de valor (e-mail marketing)

Também existe uma frase que eu gosto e que faz sentido comentar com você aqui:

“Longe é onde você não quer ir.”

Lembre-se disso: se um lugar para onde você deseja muito ir está a quilômetros de distância, você dá um jeito de ir. Não dá? Tenho certeza que sim!

Da mesma forma, até um conteúdo “curto” é capaz de se tornar “longo” — se ele for ruim! Então o conteúdo de valor pode ter vários tamanhos, desde que ele seja bom, prazeroso, e entregue um valor real para quem consome.

Mas como garantir, então, a criação de um conteúdo que verdadeiramente dê resultados? Siga os passos a seguir: 

  • Objetivos, indicadores e métricas: definir objetivos e monitorar os KPIs, as metas e os prazos para cada KPI vai ajudar a medir o sucesso do conteúdo (e o alcance dos objetivos);
  • Contexto da empresa e do público-alvo: analisar o mercado de atuação, nicho, concorrência, público-alvo, personas, etc.;
  • Linha editorial: determinar o tema principal e os secundários, realizando um estudo de palavras-chave, do funil de conteúdo e da “personalidade” da marca;
  • Formatos de conteúdo: ter clareza dos canais de Marketing Digital e das possibilidades de distribuição de conteúdo;
  • Calendário de conteúdo: definir os canais, os formatos de conteúdo e a frequência de publicação em cada um deles.

A propósito, você consegue visualizar melhor todos os pontos neste conteúdo aqui:

Dica:  Calendário de Conteúdo para redes sociais 2023 [Grátis]

E o que eu chamei de “personalidade” da marca acima pode ser inclusive um entendimento sobre crenças, valores, diferenciais e princípios dela para a produção de conteúdo!

Por falar nisso, antes de continuar, também vou te deixar espiar um dos princípios da Orgânica:

Exemplo de princípio para produção de conteúdo

Como o conteúdo de valor pode gerar resultados?

Você já está entendendo que é muito importante ter bem definido os objetivos da produção de conteúdo. Certo?

Isso porque um mesmo artigo de blog, por exemplo, que proporciona uma ótima experiência durante seu consumo, pode ser otimizado para mecanismos de busca e para geração de leads, fornecendo também ótimos resultados para a empresa, como aparecer na primeira página do Google, gerar leads e mais oportunidades de vendastudo ao mesmo tempo — se esses forem os objetivos com ele!

E digo por experiência própria: aqui na Orgânica, os artigos de blog, os e-mails da nossa estratégia de e-mail marketing e os materiais ricos da biblioteca gratuita sobre Marketing, Vendas e Retenção de Clientes (oferecidos durante os artigos e os e-mails) são os tipos de conteúdo que mais nos trazem resultados, como os que te mostrarei agora.

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Aumento do tráfego orgânico

O aumento do tráfego orgânico — aquele que você não precisa investir em anúncios para receber — é um dos resultados mais interessantes quando o blog de uma empresa, por exemplo, é formado por conteúdo de valor.

A experiência do conteúdo de valor transmite um bom sinal para o Google, que entende que aquele conteúdo é pertinente e o coloca entre as primeiras posições dos resultados de busca

Além disso, os próprios leitores do blog estarão mais propensos a compartilhar o conteúdo com outras pessoas, aumentando ainda mais o tráfego!

Atração e geração de leads

Outro resultado do conteúdo de valor é a atração e geração de leads. No Marketing de Conteúdo, uma forma de gerar leads é através da oferta de materiais ricos

Para acessar esses materiais, os leads fornecem informações estratégicas à empresa — de forma totalmente voluntária.

Na Orgânica, por exemplo, nós temos mais de 60 materiais gratuitos, e nosso campeão de geração de leads é um e-book, mas também temos planilhas, modelos de processo e checklists que trazem muitos resultados. Dê uma olhada em um deles!

Check-list de Qualidade de Publicação de Conteúdo para seu Blog

Mais engajamento, mais vendas!

Quanto mais valor você gera, mais engajamento você tem, o que resultará em mais vendas — tanto para novos clientes, quanto para aqueles clientes retidos e fidelizados!

Afinal, ao ter acesso a conteúdos de qualidade, eles irão perceber que a sua empresa é especialista no que fala e terão mais segurança para confiar no seu trabalho.

Para isso, é preciso marcar presença nos canais de Marketing Digital que seu perfil de cliente ideal está, considerando também os formatos de conteúdo que ele consome:

Os formatos de conteúdo de valor mais utilizados

Artigos em blog e publicações nas redes sociais

Os artigos em blog nada mais são do que textos online — como este que você está lendo agora — que tratam sobre diversos temas, gerando audiência, engajamento, autoridade e tornam sua marca uma referência.

Já as publicações nas redes sociais costumam assumir outros formatos, até mais interativos, como aqueles que provavelmente você já conhece. O Instagram é um ótimo exemplo disso: há os carrosséis de imagens, os Reels, os Stories… e, da mesma forma como os artigos, todos esses formatos podem conter textos e trazer os mesmos benefícios!

E-books

Os e-books são livros digitais, geralmente construídos para funcionar como um guia completo sobre determinado assunto. Veja este nosso exemplo:

Guia prático: Como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

Como os e-books entregam um conteúdo bastante detalhado, carregam uma grande percepção de valor!

Templates

Os templates são modelos prontos, que podem ser usados pelo lead imediatamente após a conversão — e é claro que eu não ia deixar de dar um exemplo próprio: acesse o template abaixo e veja como funciona na prática!

Dica: Template: Fluxo de Cadência Completo de Outbound Marketing

Planilhas

Da mesma forma que os templates, em geral, as planilhas também são estruturadas como um modelo pronto para ser usado, assim como a nossa Calculadora de Leads:

Planilha calculadora de leads

Infográficos

Os infográficos são uma forma visual de apresentar o conteúdo, usando texto, imagens, ilustrações e, até mesmo, GIFs.

O objetivo desse formato de conteúdo é transmitir a informação de um jeito mais lúdico e didático, e possui um potencial viral maior do que outros conteúdos — justamente por ser mais resumido, visual e fácil de ser compartilhado.

Vídeos, aulas ao vivo e podcasts

Similares aos e-books, os vídeos têm, muitas vezes, o objetivo de transmitir um conteúdo mais aprofundado.

Outros exemplos próprios são as aulas ao vivo, disponíveis no canal da Orgânica no YouTube, além de alguns vídeos rápidos, em forma de animação, que nós também já publicamos:


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Também existem os conteúdos em áudio, conhecidos como podcasts, e uma das principais vantagens desses formatos de conteúdo é permitir seu consumo durante a realização de outras atividades — o que tem se tornado cada vez mais comum na correria do dia a dia!

E-mails

Os e-mails permitem a comunicação direta com leads e clientes, onde você pode construir um relacionamento ainda mais relevante com eles.
Além disso, uma estratégia de e-mail marketing possibilita que o conteúdo seja personalizado de acordo com os interesses e as interações deles com a sua marca — e uma das ferramentas muito utilizadas para isso, que vale a pena você saber mais, é o lead tracking!

Crie conteúdo de valor para a sua empresa com a Orgânica!

Depois de tudo o que te falei sobre conteúdo de valor, já deve estar claro para você todo o potencial que ele entrega no Marketing de Conteúdo.

Aliás, é por isso que, aqui na Orgânica, também investimos em conteúdo de valor para gerar resultados para a nossa própria estratégia.

Se você quer ter resultados tão bons quanto os nossos, não hesite em falar com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te ajudar!

Dica: Conte com uma Agência de Marketing de Conteúdo especialista em Vendas. Saiba mais sobre a Orgânica!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.