O que é Marketing de Performance?


Guilherme de Bortoli

Por   

 12/01/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O que realmente significa "performar bem" em um ambiente onde a atenção do público é um recurso tão disputado? O Marketing de Performance pode te dar a resposta!

É uma estratégia dentro do Marketing que trabalha com foco em resultados mensuráveis via análise de dados.

Eu sei, eu sei… Não vou fugir da polêmica e, ao longo do conteúdo, você também verá a minha opinião — e o nosso ponto de vista aqui na Orgânica — sobre a compatibilização entre performance e branding!

Vamos nessa?

O que é Marketing de Performance?

Ao produzir um conteúdo para blog, você está utilizando uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Mas, ao incluir palavras-chave e técnicas de SEO, que levam seu site a ter uma boa performance e ocupar os primeiros resultados em buscadores, como o Google, você está aplicando o Marketing de Performance.

Ele é uma ramificação do Marketing, em que todas as ações são focadas em resultados, que podem ser obtidos por meio da análise de dados concretos.

Como mensurar e otimizar canais de Marketing Digital

Assim, seu principal objetivo é otimizar os recursos e ampliar a capacidade de mensuração e melhoria de resultados a curto, médio e longo prazo.

Pense nele como uma relação desempenho X investimento, o que tem tudo a ver com o ROI!

É por isso que o Marketing de Performance se concentra na mensuração e otimização de resultados através de KPIs (Key Performance Indicators).

Veja os que são mais usados:

  • Custo por aquisição (CPA): indica o custo médio para adquirir um novo cliente ou realizar uma venda, sendo uma medida da viabilidade das campanhas;
  • Retorno sobre investimento (ROI): avalia o desempenho financeiro das campanhas e ajuda a tomar decisões melhores sobre alocação de recursos;
  • Taxa de conversão: é a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada, em relação ao total deles;
  • Lifetime value (LTV): estima o valor total que um cliente gerará para a empresa ao longo de todo o seu relacionamento;
  • Custo por clique (CPC): indica o custo médio de cada clique em um anúncio online e permite alocar os recursos para os canais e anúncios que geram os melhores resultados;
  • Custo por impressão (CPM): mede o custo médio de mil impressões de um anúncio e serve para comparar diferentes canais e formatos de publicidade;
  • Custo por lead (CPL): indica o custo médio para gerar um novo lead qualificado e é capaz de direcionar os esforços para as táticas e canais que geram leads de maior qualidade e com menor custo.

Além disso, diferentes ferramentas e plataformas são utilizadas para monitorar gargalos na estratégia, a fim de agir rapidamente e corrigir as ações.

Dica: Como atrair clientes com conteúdo digital? Descubra agora!

Estratégias e táticas do Marketing de Performance

Agora que você já conhece o conceito e as vantagens do Marketing de Performance, veja os principais passos para começar hoje mesmo o seu planejamento:

Definição e acompanhamento de KPIs

Esse é o primeiro passo para trabalhar com foco em performance.

Defina qual o seu objetivo principal e quais métricas e indicadores irá utilizar para avaliar se a campanha foi bem sucedida e alcançou as metas estabelecidas.

Para ter uma base de comparação, você pode usar dados históricos que possui ou buscar referências em dados secundários — ou seja, aqueles divulgados por outras organizações.

Ou seja, se a sua equipe não tem essas informações, procure dados de relatórios externos, como Kantar, Nielsen e WGSN, por exemplo. Essas empresas fazem previsões de tendência de consumo que servem como base para planejar as ações.

E eu também tenho um segredo que pode te ajudar nesse contexto:

Se você procurar no Google por “(palavra-chave de busca) + stats” ou “(palavra-chave de busca) + data”, você encontrará conteúdos, em inglês, que reúnem estatísticas e pesquisas sobre o tema que você quer saber mais detalhes.

Você pode pesquisar, por exemplo, por “E-mail Marketing stats”. E encontrará algo como:

Pesquisa no google para "e-mail marketing stats"

Diz aí: só essa dica já vale o seu compartilhamento desse conteúdo! Não vale?

Segmentação de público-alvo

Ao segmentar o público, as ações de Marketing de Performance podem ser melhor direcionadas para grupos de clientes específicos com base em suas características, perfil comportamental, localização e necessidades.

Em outras palavras, ela destina a campanha ao público certo, coerente com o seu ICP, que realmente pode ter interesse no que você está oferecendo. Dessa forma, a chance de obter um retorno financeiro relevante é bem maior!

Dica: Você não é sua persona: entenda o porquê

SEM (Search Engine Marketing)

Search Engine Marketing é o tipo de abordagem que foca em mecanismos de busca. Por isso, envolve dois aspectos importantes: SEO e mídias pagas.

Quando falamos sobre SEO, uma das principais táticas para impulsionar a visibilidade online e atrair tráfego orgânico, precisamos lembrar de elementos como produção e otimização de conteúdo, melhoria do tempo de carregamento do site, entre outros elementos.

Além disso, estratégias de publicidade paga, como as oferecidas pelo Google Ads, podem ser exploradas para direcionar o tráfego ao site, utilizando o modelo Pay-Per-Click (PPC).

Automação de Marketing

Automatizar permite administrar as campanhas de forma escalável, simplificando tarefas repetitivas e impulsionando a eficiência operacional.

Desde o envio de e-mails até a segmentação de público e personalização de mensagens, a automação possibilita uma abordagem mais inteligente e estratégica!

E-mail marketing: a chave para a vantagem competitiva

Ao incorporar essas tecnologias, é possível gerenciar, monitorar e otimizar campanhas de maneira ágil, monitorando métricas e KPIs e identificando oportunidades de crescimento em tempo real.

Com isso, você libera recursos para focar em estratégias mais impactantes.

Vantagens do Marketing de Performance

Uma grande vantagem do Marketing de Performance é que ele permite que você faça as alterações em suas campanhas a qualquer momento.

Por exemplo, se um anúncio está com um desempenho ruim em relação à taxa de impressões, é possível realizar mudanças para aumentar o alcance, ainda que os usuários estejam clicando nele.

Além disso, apenas uma conexão com a Internet é o suficiente para permitir todo o acompanhamento de seus anúncios.

Essa análise em tempo real favorece com que a tomada de decisão ocorra no timing certo, evita perdas financeiras e impulsiona os bons resultados.

Criar uma campanha com uma segmentação bem feita e uso correto das palavras-chave também pode aumentar a conexão entre a marca e o público.

Ou seja: o Marketing de Performance consegue fazer com que a marca alcance novos públicos qualificados e que, de fato, têm maior potencial para se relacionar com ela.

Diferentemente de outras abordagens, como já disse antes, essa estratégia também permite uma análise detalhada do ROI e fornece informações que permitem aprimorar continuamente as campanhas.

Dica: 9 ferramentas essenciais para criação de conteúdo

Sua abordagem orientada por dados e resultados tangíveis o coloca como uma escolha bem interessante para empresas que buscam maximizar sua presença online e alcançar metas de maneira mais eficiente. Vale para todo mundo!

O casamento entre Performance e Branding

Branding é a estratégia de construção e gestão da identidade de uma empresa, cujo objetivo é estabelecer uma conexão emocional com os consumidores, criando uma atmosfera positiva ao redor da marca.

A junção da performance com o branding, também chamada por alguns de "brandformance", refere-se a campanhas de Marketing que visam maximizar resultados, ao mesmo tempo que fortalecem a imagem da marca.

Esse tipo de abordagem é extremamente útil, pois não coloca os dois pontos de vista como concorrentes: é possível alcançar um bom ROAS, enquanto se investe na percepção do público sobre a marca.

Isso permite, entre outros aspectos, a otimização de investimentos, alcance do público e melhor sinergia entre mídias. É o curto prazo e o longo prazo trabalhando juntos!

Suas principais vantagens são:

  • Otimização do CAC, com maior eficiência nas campanhas;
  • Maximização do LTV, com o aumento da fidelização de clientes;
  • Aumento da taxa de conversão, pela melhor percepção da marca pelos consumidores;
  • Diferenciação da concorrência, considerando a alta competitividade por visibilidade online;
  • Mensuração de resultados a curto e longo prazo, pela abordagem fortemente baseada em dados.

Por isso, reforço: pode ser muito interessante mesclar ambas perspectivas para obter resultados ainda melhores.

Geração de leads: como a Orgânica gerou 13x mais leads em apenas 2 meses

O que pode ser medido, pode ser melhorado!

Assim como Peter Drucker, nós também acreditamos que, ao mensurar as estratégias, a capacidade de melhorá-las é ainda maior.

E, como você viu, o Marketing de Performance é uma estratégia para impulsionar resultados mensuráveis. Ao focar em dados concretos, KPIs e otimização contínua, ele oferece uma boa visão do desempenho, permitindo ajustes em tempo real.

Por isso, não perca tempo! Faça um Diagnóstico + Consultoria de Marketing Digital personalizados com a Orgânica. Nossos especialistas estão esperando por você!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.