Agência de Marketing Digital: sua empresa presente na Web



Por   

 18/05/2021 

 18/05/2021 

Profissional com mais de 12 anos de experiência, responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

Se você chegou neste artigo, é porque provavelmente quer saber como funciona ou por que contratar uma agência de Marketing Digital para o seu negócio, certo?

 

Inclusive, o seu interesse veio em boa hora, sabia? Em 2021, 76% das empresas planejam aumentar os investimentos em estratégias digitais.

E a palavra é exatamente esta: investimentos. Mas, como toda pessoa que deseja investir, é preciso saber como fazer, para não acabar perdendo dinheiro.

Por isso, vou te explicar neste artigo o que faz uma agência de Marketing Digital, quais são as vantagens de se contratar uma e as funções dos principais profissionais.

Vamos lá?! 

O que uma agência de Marketing Digital pode fazer por sua empresa?

Bem… em pleno 2021, seria até redundante eu falar o quanto investir em Marketing Digital é importante para qualquer empresa. O problema é que muitas delas, mesmo reconhecendo essa importância, acabam começando do jeito errado.

É que as pessoas tendem a pensar que qualquer um entende de Marketing, mas não é bem assim que funciona.

Quando você está com um problema de saúde, procura um médico, certo? Afinal, ele gastou anos da vida dele estudando para conseguir passar o diagnóstico preciso.

Então por que com o Marketing seria diferente? Se a sua empresa está tendo problemas com vendas e captação de clientes, o melhor é procurar especialistas.

E é exatamente nisso que uma agência de Marketing Digital vai te ajudar: ela fará o diagnóstico da estratégia global de marketing do seu negócio e, a partir daí, desenvolverá um planejamento para decidir quais ferramentas e técnicas de Marketing Digital serão adequadas para as metas que se deseja atingir. 

Caso a empresa não possua uma estratégia global de marketing bem definida, uma agência pode ajudar nessa atividade também.

O mercado antes e depois da Internet

Antigamente, um escritório de advocacia, por exemplo, competia apenas com os outros escritórios da cidade. 

Hoje, com o mundo de opções criado pelo ambiente digital, ele também competirá com os milhares de advogados que oferecem seus serviços pela Internet e, ainda, com empresas de outros segmentos que, da mesma forma, disputam pela atenção daquele cliente.

Resumindo: mesmo que o seu negócio não esteja na Internet, é diretamente afetado por ela. 

A jornada do consumidor está cada vez mais complexa e concorrida, e isso explica a importância de se ter uma equipe especializada que estuda diariamente as melhores estratégias para abordar o público.

Dica: Sucesso em marketing: como saber se a sua agência está entregando resultados?

Vantagens de terceirizar os serviços de Marketing Digital 

Em primeiro lugar, quero deixar claro que falar das vantagens da terceirização dos serviços de Marketing Digital não quer dizer que a empresa não precise de um departamento de marketing próprio.

Pelo contrário, acredito que todo negócio deveria ter um time de marketing interno. Afinal, nada melhor do que pessoas que vivem o dia a dia da empresa para conhecer bem o produto que está sendo vendido, definir a persona ideal e alinhar o que está faltando para alcançar os objetivos desejados.

O Marketing Digital é extremamente importante, mas não deve caminhar sozinho. O ideal é que haja essa integração entre equipes que pensam no marketing on e offline.

Fazendo isso, ficará mais fácil na hora de contratar uma agência de Marketing Digital, já que as informações necessárias para se construir o planejamento estratégico serão passadas de forma muito mais esclarecedora.

Agora vamos entender as duas principais vantagens de se terceirizar os serviços digitais da sua empresa: custo e expertise.

Custo

Acredite em mim: ao contratar uma agência de Marketing Digital, você estará economizando dinheiro

Quer entender o porquê? Calma, eu explico.

Dentro do Marketing Digital, cada estratégia terá uma demanda diferente de profissionais. Isso quer dizer que uma determinada campanha pode exigir mais criação de conteúdo, e os redatores e copywriters, portanto, serão mais requisitados.

Da mesma forma, uma outra pode ser focada em aplicativos e anúncios pagos, necessitando de programadores, gestores de tráfego e analistas de mídia.

Agora, imagine o custo que o seu negócio teria se tivesse que contratar e manter todos esses funcionários.

No caso da agência externa, ela própria fará a alocação desses profissionais com base na demanda de cada estratégia. 

Em resumo, economiza-se dinheiro e tempo - que poderá ser usado para focar em outros assuntos importantes da empresa.

Expertise

Pense no tempo que a sua empresa levaria para contratar e capacitar funcionários para exercerem cada área do Marketing Digital com a qualidade necessária. 

Isso sem contar que, se um deles precisar faltar ou resolver sair da empresa, suas redes sociais podem ficar sem post, o site desatualizado, as métricas sem acompanhamento… Fica complicado.

Terceirizando o serviço, a empresa contratada já terá feito todo esse procedimento de seleção.

Aqui na Orgânica, por exemplo, nossos profissionais são especialistas e passaram bons anos estudando para entregarem os melhores resultados.

Além disso, quando você trabalha com vários clientes, adquire uma expertise extremamente útil para lidar com problemas que já foram enfrentados e superados em outra ocasião.

Não importa qual seja a demanda - conteúdo, tráfego, e-mail marketing, redes sociais, SEO…-, uma boa agência de Marketing Digital sempre terá uma equipe treinada para desempenhar o trabalho do jeito que o contratante espera, sem imprevistos.

Quais profissionais trabalham em uma agência de Marketing Digital?

Acabei de citar alguns dos profissionais necessários na hora de executar um plano de Marketing Digitalcontudo, também acho interessante te dar mais detalhes sobre a função de cada um dentro da agência. Confira:

  • Analista de Marketing: é o profissional que organiza a execução do planejamento estratégico. Analisa o mercado e a concorrência. Planeja, gerencia e acompanha as ações. Dependendo do tamanho do projeto, também entram em cena os analistas de Inbound Marketing;

  • Assistente de Marketing: mais focado nas tarefas operacionais, como elaborar a mailing list para disparo dos e-mails, por exemplo;

  • Analista de Conteúdo: planeja a estratégia de Marketing de Conteúdo. Pesquisa as melhores palavras-chave, define os assuntos ideais para cada etapa do funil de vendas, passa as demandas para os redatores, revisa os conteúdos e acompanha os resultados;

  • Redator e Copywriter: são os responsáveis por produzir os textos das campanhas. Precisam ter bons conhecimentos gramaticais, técnicas de SEO, e, acima de tudo, saberem escolher as palavras certas para convencer a persona;

  • Designer: é o cara que manja de Photoshop e de outras ferramentas gráficas. É ele quem cria as artes para as publicações, anúncios, sites e demais canais. Ou seja, toda a parte visual da campanha fica por conta dele;

  • Gestor de Tráfego: também conhecido como Analista de Mídia Paga, é o encarregado de executar e acompanhar as métricas dos anúncios pagos no Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, entre outras plataformas;

Por que a Orgânica é diferente das outras agências?

Somos uma agência de Marketing Digital com mais de 13 anos de mercado. Nesse período, tivemos a oportunidade de trabalhar com multinacionais renomadas, mas também com empresas locais que queriam começar na Internet.

Sabe quando você já trabalhou tanto com uma coisa que já entende o que dá certo e o que dá errado? Aqui é assim, e os nossos cases de sucesso estão aí para provar.

A equipe Orgânica é especializada em todas as etapas do Inbound Marketing, desde a criação dos primeiros conteúdos para buscar a atração do cliente, até a efetiva conversão e avaliação dos resultados.

Gerar leads é importante? É. Mas de nada adianta se eles não se tornarem, de fato,  compradores. Aqui a gente foca exatamente nisso: entregar resultados concretos para quem nos contrata.

Ah, e claro: nós também nos preocupamos com o nosso próprio marketing. Vejo empresas de Marketing Digital por aí que se dizem especialistas em Inbound, mas sequer possuem um blog próprio. Meio contraditório, não acha?

O fato de você estar lendo este artigo prova o quanto valorizamos um bom conteúdo, seja para os nossos clientes ou para a própria Orgânica.
Quer conhecer mais sobre a gente? É só clicar aqui. 😉



Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!