Guilherme de Bortoli

Por   

 18/04/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

 

Buscando algo específico sobre Inbound Marketing?
Clique em uma das opções abaixo e não perca tempo: 

 

Você sabe o que é Inbound Marketing? Se não, você está perdendo um dos conceitos mais importantes de marketing na era digital, responsável por mais de 275% de retorno sobre os investimentos em estratégias de comunicação on-line e recomendado por mais de 92% dos profissionais de Marketing Digital.

Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, também chamado de “novo marketing”, pode ser definido como uma metodologia de Marketing Digital que tem por objetivo atrair a atenção de potenciais consumidores, conquistar a permissão deles para se relacionar de forma direta, ganhando sua confiança e alcançando a venda.

Seu conceito fica mais claro quando o comparamos com antigas estratégias de marketing tradicionais, que basicamente espalham anúncios e interrompem o lazer ou o trabalho do seu público-alvo.

Já o Inbound Marketing atrai o consumidor através de conteúdos e outros materiais que são relevantes para ele, removendo uma esperada resistência em um primeiro contato. Dessa forma, já que a primeira impressão é a que fica, a empresa inicia uma relação com o pé direito, agregando muito valor para seu futuro cliente!

A estratégia é, definitivamente, uma metodologia, pois cria um “caminho” para que o consumidor possa percorrer, desde o momento em que está distante da empresa, até se tornar um cliente fiel.

Quer entender mais sobre como o Inbound Marketing poder gerar uma máquina de oportunidades de venda? Assista:

Webinar Inbound Marketing

Qual a diferença entre Inbound e Outbound Marketing

A principal diferença é que no Inbound a empresa atrai clientes, ao invés de correr atrás deles, como acontece no Outbound Marketing.

Se no Outbound o time de vendas deve persuadir o prospect para cadastrá-lo em seu funil de vendas, no Inbound o potencial cliente "entra" espontaneamente, visto que ele foi projetado para aderir naturalmente à jornada de compra deste consumidor.

Dica: Tudo o que não te contaram sobre Outbound Marketing!

Conheça as etapas do Inbound Marketing

Já que o objetivo do Inbound Marketing é transformar um visitante desconhecido em um consumidor que promove sua marca, a metodologia avança por quatro etapas:

Inbound Marketing - Fases do Inbound

1. Atração

primeira etapa da metodologia é a atração. O consumidor, agora, é um desconhecido e deve ser atraído para a empresa através de conteúdo interessante e cativante, tornando-se assim um visitante.

Dica: Planejamento de marketing de conteúdo: 8 dicas para criar o seu

2. Conversão

A etapa seguinte é o de conversão, na qual a empresa abrirá a oportunidade para que o consumidor, nesse momento um visitante desconhecido e apreciador fiel do conteúdo dela, se torne um lead, ou seja, um contato conhecido de um potencial cliente.

Nessa etapa a empresa descobre uma forma direta de comunicação com essa pessoa (e-mail ou WhatsApp, por exemplo) e adquire a permissão para utilizá-lo.

Dica: O que é CRO e como a otimização de conversão se aplica ao crescimento de sua empresa?

3. Venda

Então chegamos na tão esperada venda. Através do canal de comunicação aberto no passo anterior, a empresa deve entrar em contato com o lead para que a venda aconteça e ele se transforme em um cliente.

4. Encantamento ou Fidelização

Por fim, vem o momento do encantamento ou fidelização. É aqui que, com boas estratégias de pós-venda, o cliente se encanta com a marca e se transforma em um promotor da mesma, divulgando seus serviços e produtos para amigos.

Normalmente, todo esse processo é feito de forma online, por meio de artigos em blogs corporativos, campanhas por e-mail e publicações em redes sociais. É por isso que o Inbound Marketing é muito confundido com o Marketing de Conteúdo. Eles são diferentes, mas ambos são peças importantes de uma mesma engrenagem.

Manual do Inbound Marketing

Conceitos básicos no Inbound Marketing

O que é Marketing de Conteúdo?

Uma das ferramentas mais poderosas dentro do Inbound Marketing são os blogs corporativos, ou seja, blogs feitos por empresas para atrair seus clientes utilizando o Marketing de Conteúdo. Ele corresponde, em poucas palavras, à criação de conteúdo relevante e de valor para o consumidor, para que ele seja atraído até os canais de comunicação da empresa. 

No entanto, só fazer bons conteúdos não é o suficiente. Ele precisa encontrado na Internet, do contrário não servira de nada, certo? É aí que entra o SEO.

O que é SEO?

SEO é uma sigla que significa, em tradução livre, otimização para mecanismos de busca. O SEO diz respeito, basicamente, a uma série de práticas para garantir que o seu conteúdo esteja bem posicionado em buscadores como o Google.

Com um bom ranqueamento no Google, conquistado através da somatória de um bom conteúdo e boas práticas de SEO, seu blog finalmente poderá ser encontrado pelos consumidores e sua empresa começará a atrair milhares de visitantes.

Continue aprendendo sobre Inbound Marketing

Se você quiser entender ainda mais sobre Inbound e suas estratégias, aprofunde seus conhecimentos sobre cada uma das suas etapas através desta sequência de artigos e do nosso Manual Gratuito:

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.