Guilherme de Bortoli

Por   

 17/07/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Por se tratar de uma estratégia que atrai clientes ao invés de correr atrás deles, usando como "isca" conteúdos que parecerem ter sido feitos unicamente para cada potencial cliente, o Inbound Marketing se beneficia da Automação de Marketing como poucas estratégias de marketing e vendas.

Afinal, os clientes buscam por empresas confiáveis, capazes de gerar um impacto positivo, compreendendo as necessidades deles, atendendo às expectativas e construindo uma relação sem se tornarem invasivas.

Entenda agora como funciona a Automação de Marketing em uma estratégia de Inbound Marketing efetiva — e livre dos erros que a maioria das empresas comete ao praticá-la!

O manual definitivo do Inbound Marketing

O que é Automação de Marketing?

A Automação de Marketing viabiliza uma série de ações que seriam impossíveis sem ela, ou que seriam viáveis, mas que solicitariam muitos profissionais para executar trabalhos essencialmente repetitivos, o que provavelmente as inviabilizaria por excesso de custos.

Se você me pedisse para escolher o seu principal benefício, eu te responderia que ela viabiliza uma comunicação em massa ultra segmentada, de acordo com os interesses dos diferentes perfis de clientes dentro da mesma base de contatos.

Seja para identificar grupos de leads ou clientes, viabilizar campanhas em diferentes canais de comunicação ou automatizar ações repetitivas, a Automação de Marketing torna possível colocar em prática toda uma estratégia de Marketing Digital com muito mais assertividade e escalabilidade, porque é ela que:

  • Possibilita o agendamento da publicação de conteúdos em um blog ou nas redes sociais;
  • Qualifica a geração de leads e a nutrição deles;
  • Realiza os envios de e-mail marketing e de mensagens no WhatsApp, tanto os disparos pontuais, como os projetados dentro de um fluxo de comunicação;
  • Simplifica a criação de landing pages, formulários e pop-ups;
  • Responde às mensagens (através de chatbots);
  • Reconhece oportunidades de venda;
  • Integra com outros sistemas, como o CRM de vendas, BI, etc.;
  • Exibe anúncios no melhor momento para vender, e assim por diante.

Dica: Leads: o que são, como gerá-los e nutri-los?

Como funciona a Automação de Marketing?

A Automação de Marketing serve a um propósito ainda mais relevante quando se trata de aprofundar o relacionamento do cliente com a marca.

Imagine que você instalou um aplicativo de encontros no celular, preencheu seu perfil deixando claro que busca por um relacionamento sério, e marcou de sair com uma pessoa recém conhecida.

proposta inesperada pode gerar desconforto

O grande momento chegou, vocês se apresentaram, o jantar está agradável e você até pensou: "Que sorte a minha, enfim um encontro que parece ter futuro!".

De repente — do nada —, entre um gole de vinho e outro, a pessoa diz que está apaixonada, tira uma aliança do bolso e pede você em casamento!

"Hey, este é o nosso primeiro encontro!!!"

Susto e constrangimento são algumas das suas possíveis reações a esse pedido que, em outro contexto (com mais tempo de relacionamento), talvez fosse mudar sua vida para sempre.

Você vê para onde estamos indo com isso?

É a evolução do relacionamento que conquista a permissão para fazer um pedido de casamento, e é assim como funciona o chamado Marketing de Permissão — em que o relacionamento da empresa com um potencial cliente é o que dita quais propostas ela poderá fazer sem se precipitar!

Seth GodinMarketing de Permissão é o privilégio (não o direito) de entregar mensagens antecipadas, personalizadas e relevantes para as pessoas que querem recebê-las. Ele compreende que tratar as pessoas com respeito é a melhor forma de obter a atenção delas.”  

Seth Godin 

Disparar mensagens no anseio de escalar as vendas, sem antes nutrir um relacionamento valioso com o lead, é tão ineficiente quanto pedir alguém em casamento no primeiro encontro. Concorda?

Por outro lado, quando as mensagens são bem planejadas e contextualizadas ao momento da jornada de compra em que seu potencial cliente se encontra, a Automação de Marketing pode tornar a sua marca bastante desejada, pois ela estará:

  • Gerando mais leads (e de melhor qualidade);
  • Se comunicando de acordo com os interesses de cada segmentação de leads/clientes;
  • Aumentando o engajamento deles através de ações personalizadas;
  • Conduzindo os leads pela jornada de compra (até o momento da conversão em clientes);
  • Retendo e fidelizando eles após a primeira venda.

Guilherme de Bortoli, CEO da OrgânicaVender para um potencial cliente é uma jornada em que, a cada degrau de confiança avançado, conquistamos a permissão para fazer parte da sua vida.”

Guilherme de Bortoli
CEO – Orgânica Digital

Qual a relação entre Automação de Marketing e Inbound Marketing?

Como o Inbound Marketing se apoia na troca de conteúdos valiosos pela permissão de se comunicar diretamente com o potencial cliente — abrindo portas para nutrir um relacionamento e, no futuro, enviar propostas comerciais —, uma prática na Automação de Marketing (que nem sempre é usada) é criar fluxos de mensagens por e-mail e WhatsApp baseados nas ações do lead. Me acompanhe:

Digamos que você publicou um conteúdo super atrativo no seu blog, respondendo dúvidas embaraçosas sobre atendimento ao cliente, que convence o visitante a baixar um material complementar em forma de e-book.

Um desconhecido qualquer fez uma pesquisa no Google, encontrou seu artigo, leu ao clicar na oferta, ele foi parar em uma landing page com um formulário de inscrição para que o e-book seja entregue no seu e-mail, assim como no exemplo abaixo:

Formulário em landing page

Depois de receber o e-book, esse visitante se torna um lead (um contato conhecido) e começa a fazer parte da lista de potenciais clientes para a sua solução de atendimento ao cliente, recebendo também um fluxo de e-mails com outros conteúdos e materiais relacionados ao tema — tudo automatizado.

Assim você consegue identificar e filtrar os leads que demonstraram interesse sobre determinado assunto para enviar apenas o que for relevante na jornada de compra deles! Não parece ótimo?

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

Automação de Marketing, então, é o que transforma o e-mail marketing em um canal de altíssima conversão quando comparado com outros canais de comunicação, já que cria um espaço livre de tanta competição pela atenção dos leads.

Isso porque ela segmenta esses leads e faz envios automáticos de mensagens, conteúdos e ofertas nos momentos mais propícios para estimular ações deles. As possibilidades de vender e encantar se tornam infinitas, pois tudo que você precisa saber sobre como (e quando) falar é revelado por eles próprios.

Cabe à equipe de marketing analisar essas interações para criar campanhas valiosas, levando em consideração também a personalidade, gostos e desejos dos possíveis clientes. Dessa forma, as ferramentas de Inbound Marketing trabalham em conjunto, e o melhor: automaticamente!

Veja uma explicação em vídeo do meu sócio, Lauro Becker, sobre como juntar todas as peças com o Inbound Marketing:


Etapas do Inbound Marketing

Dica: Quais são as etapas do Inbound Marketing? Conheça agora!

4 principais vantagens de investir na Automação de Marketing

1. Produtividade

Como o próprio nome diz, a Automação de Marketing automatiza ações frequentes que, sem ela, seriam feitas de forma manual.

Isso acaba facilitando a comunicação em massa com diferentes grupos de leads e clientes, multiplicando as oportunidades de venda sem desperdiçar tempo nem dinheiro.

2. Personalização

E já que, com a Automação de Marketing, é possível identificar diferentes perfis de leads por dados específicos (como interesses, profissão e localização), também abre espaço para a personalização de mensagens que geram um maior engajamento e conduzem eles no funil de vendas.

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

3. Lead Scoring

O Lead Scoring atribui pontos para estimar a qualidade e interesse de cada lead em sua base, tornando possível uma personalização da comunicação ainda mais assertiva, além de um acordo muito mais avançado entre marketing e vendas, no que tange ao momento certo de parar a automação e transferir a responsabilidade para um humano finalizar a venda.

4. Relatórios

Uma vez que a Automação de Marketing é implementada, fica mais rápido reunir informações concisas sobre o desempenho da estratégia e o comportamento dos leads e clientes.

Dica: Como vender mais com Inbound Marketing?

O que é RD Station Marketing?

Se você não conhece a RD Station, é a maior e melhor plataforma de Marketing e Vendas da América Latina — de uma empresa que, até recentemente, se chamava Resultados Digitais —, comprada em 2021 pela Totvs por R$ 1,86 bilhão.

O RD Station Marketing é a ferramenta de Automação de Marketing da RD, que possui mais de 40 mil empresas utilizando suas soluções e, nesse ecossistema, são mais de 1900 agências parceiras.

Essa plataforma auxilia você e sua equipe de marketing a se comunicar com seus clientes de maneira inteligente, por e-mails ou mensagens de WhatsApp, no momento certo da jornada. Foi feito para gerar mais contatos e oportunidades de venda — e provar que o Marketing Digital funciona.

Em média, empresas que usam o RD Marketing conquistam já no primeiro ano:

  • 3,8x mais visitas no site;
  • 5x mais contatos;
  • 3x mais vendas.

🏆 A Melhor Agência em RD Station Marketing

É com uma alegria enorme que venho te contar que a Orgânica foi reconhecida como a Melhor Agência em RD Station Marketing!!!

Isso mesmo: a importante categoria do Prêmio Limitless RD Station 2022 reconhece a agência que melhor domina a plataforma e entrega sucesso para seus clientes!

Pódio 1º lugar no prêmio Melhor em RD Station 2022

 

Fomos considerados pela RD a parceira Nº 1: a que entrega melhores resultados aos seus clientes!!!

Diretoria da Orgânica recebendo o prêmio de Melhor em RD Station de 2022

Automação de Marketing desempenha um papel fundamental em uma estratégia de Marketing Digital que gera resultados em vendas e fidelização.

A Orgânica é uma agência de Marketing Digital especializada em Inbound Marketing. Somos a melhor opção para tirar do papel o seu projeto de Automação de Marketing e tornar suas campanhas bem-sucedidas!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!

Para saber como nós podemos ajudar você, solicite o contato de um dos nossos consultores!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.