4 problemas que o Inbound Marketing ajuda a resolver!


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Olá! Aqui é o Guilherme de Bortoli e vim ajudar você a resolver alguns problemas pelos quais o seu Marketing Digital pode estar passando!

Não é incomum ouvir de alguns gestores de marketing que, apesar de ter um site que recebe visitas, a geração de tráfego ainda não é o suficiente ou que os pedidos de orçamento são poucos.

Porém, o que a maioria dos profissionais não sabe é que o Inbound Marketing é uma metodologia poderosa e com potencial de resolver muitos desses problemas que as empresas apresentam na execução do Marketing Digital.

Para você entender esse assunto mais a fundo, preparei esse guia sobre os problemas mais comuns que o Inbound Marketing resolve. Acompanhe!

O Manual do Inbound Marketing

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma metodologia profundamente estratégica que amarra todas as ferramentas do digital com o objetivo de atrair novos clientes para a sua empresa.

Por exemplo, imagine que você quer trocar de celular, e você tem algumas necessidades e desejos que espera encontrar no seu próximo aparelho. Assim, você pesquisa no Google por “qual celular tem melhor memória e resolução de câmera?”.

Ao clicar no primeiro resultado fornecido pelo Google, você descobre que o celular que melhor atende às suas necessidades e desejos é o modelo X da marca Y.

Acontece que o artigo que você leu foi produzido pela marca Y através de uma estratégia de Inbound Marketing, com o objetivo de atrair você, potencial cliente da marca.

Desse modo, o que o Inbound Marketing fez foi:

  • Entender seu comportamento como consumidor = o celular precisa ter boa capacidade de memória e resolução de câmera;
  • Traduzir isso para a jornada de compra = a etapa da “Consideração da Solução” da sua jornada ocorre na pesquisa do Google;
  • Amarrar ferramentas do digital = produção de conteúdo e SEO;
  • Atrair e apresentar a solução = o celular X da marca Y.

Por isso, o Inbound Marketing se destaca por atrair as pessoas certas na hora certa.

Por que investir em Inbound Marketing?

Além de gerar leads mais qualificados para sua empresa e nutrir um relacionamento entre marca e cliente, outras vantagens do Inbound Marketing que merecem destaque são:

  • É uma metodologia rentável — Devido à  geração de leads mais qualificados;
  • É uma estratégia escalonável e aumenta o reconhecimento de marca — No Inbound Marketing nem o céu é o limite. Literalmente qualquer pessoa pode entrar em contato com a sua marca, basta ter interesse no assunto do qual você trata;
  • É uma estratégia eficaz e mensurável — Muito da eficácia do Inbound Marketing está atrelado a sua característica de atrair a pessoa certa, na hora certa. Além disso, essa metodologia também permite que tudo seja medido e analisado, e utilizado para aumentar ainda mais sua eficácia;
  • É uma forma de educar o seu público — Através do Inbound Marketing, você consegue conscientizar seu público de que eles tem um problema e que você oferece a solução; 
  • É uma simplificadora do seu processo de vendas — Como o Inbound Marketing gera leads mais qualificados e alinhados com o seu produto ou serviço, a maioria dos seus contatos comerciais serão realizados com pessoas que tem as características do seu comprador ideal.


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Dica: Como identificar o Perfil de Cliente Ideal para meu negócio?

Problemas que o Inbound Marketing ajuda a resolver

O grande ponto do Inbound é que ele traduz o comportamento do consumidor e o que ele aprova ou reprova, a respeito do posicionamento de marketing de uma empresa.

Nós gostamos de empresas que nos ajudam, que somam na nossa vida de uma forma geral, e o Inbound Marketing faz justamente esse trabalho de conectar a marca com o dia a dia do consumidor.

Vejamos, abaixo, os 4 principais problemas que o Inbound Marketing ajuda a resolver:

1. Não aparecer no Google, nem atrair clientes

Quando pesquisamos algo no Google ou na Internet em geral, cada tipo de busca possui uma classificação de intenção, que pode ser:

  • Navegacional — encontrar uma página ou site específico;
  • Transacional — concluir uma ação;
  • Informacional — achar uma resposta para uma pergunta específica;
  • Comercial — investigar marcas ou serviços.

Dentre esses tipos, a informacional prevalece nas pesquisas feitas no Google. E, para esse tipo de busca, o Google dá preferência em retornar resultados que entreguem um conteúdo educativo de qualidade, como os artigos de blog.

Se na sua estratégia de Marketing Digital você utiliza apenas seu site institucional, você aparecerá nas buscas navegacionais e comerciais, mas perderá a oportunidade de trabalhar o seu topo de funil com o público das buscas informacionais.

Mas, se você trabalhar algumas estratégias do Inbound Marketing, conseguirá tanto se conectar com os interesses do seu público, quanto mostrar para o Google que você tem autoridade no assunto, e assim passar a aparecer nas buscas informacionais.

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

2. Não gerar leads qualificados

O Inbound Marketing ajuda você tanto a educar o mercado, quanto a gerar leads qualificados. Aliás, esses dois objetivos acabam andando muito juntos.

Ao educar o seu mercado, você não somente mostra para o público que eles possuem um problema, como você também consegue explicar para eles quem você é, e como você pode solucionar esse problema.

Isso faz com que os consumidores ganhem mais consciência da sua solução e se tornem leads mais qualificados e alinhados ao seu perfil de cliente ideal.

Além disso, por trabalhar a atração de clientes em todas as etapas da jornada de compras, o Inbound Marketing também permite que você atraia leads que estejam mais maduros.

Funil de vendas do Inbound Marketing

3. Não personalizar a mensagem para clientes ou leads

O grande problema de não trabalhar com mensagens personalizadas é que você perde um grande potencial de geração de leads. Afinal, ao trabalhar apenas uma mensagem padrão, você só conseguirá atingir uma parcela dos seus consumidores com uma necessidade ou interesses específicos.

Por exemplo, se a marca Y só trabalhasse o posicionamento (e a mensagem) destacando a tecnologia de processamento do celular, você não seria atraído a comprá-lo, simplesmente porque a mensagem não foi personalizada para atrair você.

No entanto, como o Inbound Marketing nos permite atingir diferentes interesses, nós conseguimos automatizar a comunicação direta da marca, e nos tornarmos mais específicos e interessantes na interação com cada cliente.

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

4. Não conseguir reter e fidelizar clientes

A retenção e fidelização de clientes depende de dois aspectos principais

  • Da qualidade do seu produto e/ou serviço;
  • Do relacionamento entre a sua marca e seus clientes.

O Inbound Marketing auxilia você no segundo ponto.

Ao nutrir seus clientes atuais e potenciais com conteúdos de qualidade e uma boa comunicação, você se torna uma referência no assunto perante o seu público. Além disso, eles também passam a perceber sua empresa como uma aliada, que não está apenas interessada no dinheiro no fim do mês.

Isso faz com que seus consumidores aumentem a confiança na sua empresa e insiram você na rotina deles, colocando a sua marca como uma parte da vida deles.

Dica: Como encantar seus clientes com Inbound Marketing?

Como aplicar uma estratégia de Inbound Marketing eficiente?

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Diariamente são feitas milhões de buscas no Google, sobre os mais diversos assuntos e interesses. E se o seu consumidor está querendo saber mais sobre o seu assunto de especialidade, por que não ser você a respondê-lo?!

Comece entendendo como seu cliente chegou até você. Faça uma pesquisa com seus clientes atuais para conseguir essas respostas. Também adicione à lista, as principais objeções e dúvidas que o seu time de vendas costuma ouvir.

A partir dessas informações, elabore conteúdos de qualidade que resolvam os problemas de seus clientes. Publique-os no blog, e passe a utilizá-los em fluxos de nutrição de leads, nos posts para redes sociais, etc.

Marketing de conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

SEO e Inbound Marketing

Para aparecer nas primeiras páginas do Google, é preciso sinalizar para o algoritmo que o seu conteúdo é de qualidade. Essa sinalização ocorre através do SEO (Search Engine Optimization).

Busque otimizar o conteúdo que você oferece na sua estratégia de Inbound Marketing, segundo as boas práticas de SEO. Procure incluir alguns critérios, como quantidade de palavras e densidade de palavras-chaves na sua produção de conteúdo.

Apesar de o Inbound Marketing não conseguir resolver sozinho o problema da aparição da sua marca no Google, ele oferece um auxílio estratégico na potencialização das estratégias de SEO, ao permitir que você consiga expandir seu campo de trabalho.

Automação de Marketing e Inbound Marketing

Uma das aplicações valiosas das automações de marketing no Inbound Marketing está relacionada à personalização na criação de relacionamento com o cliente.

Para criar essa estratégia dentro da sua empresa, procure configurar um fluxo de nutrição de e-mails que caminhe junto com a jornada do cliente. Você deve construir o fluxo de nutrição para que cada email enviado guie seu consumidor a chegar na próxima etapa no funil.

Masterclass Funil de Marketing

Por exemplo, se seu cliente está na fase de “Reconhecimento do Problema”, o primeiro e-mail enviado no fluxo de nutrição deve oferecer um conteúdo valioso que faça parte da etapa de “Consideração da Solução”, e dessa forma em diante.

Aliás, o fluxo de nutrição deve conversar o tempo inteiro com o material consumido anteriormente, para que a personalização seja preservada. Assim, se o e-book falava sobre como criar uma controle de despesas no Excel, esse assunto deve ser utilizado como gancho para criar uma narrativa que leve o usuário a comprar o seu produto.

Agora que você já sabe como o Inbound Marketing pode ajudar você a resolver os problemas mais complexos do marketing da sua empresa, está na hora de dar o primeiro passo! Mas, antes de qualquer coisa, você precisa saber qual o status atual da sua comunicação.

Para isso, você deve acessar agora mesmo este link para receber uma consultoria gratuita dos especialistas da Orgânica Digital. Somos uma agência de Marketing Digital especializada em Inbound Marketing, com anos de experiência auxiliando diversas empresas de diferentes segmentos a se livrarem dos problemas causados por uma comunicação ruim, e também temos a solução para você!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.