9 maiores benefícios do Inbound Marketing para a sua empresa


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

O Marketing útil, conveniente e direcionado tem ganhado cada vez mais espaço. O foco principal não são mais os anúncios veiculados em locais de grande visibilidade e para o maior número de pessoas possível — independentemente do interesse delas. 

A estratégia hoje é aparecer para as pessoas certas, na hora certa e da forma certa, e esse é um dos principais objetivos do Inbound Marketing — o marketing de atração.

No Inbound Marketing, a empresa cultiva um relacionamento com seu público-alvo em diferentes momentos (antes e depois da compra) e usa, principalmente, o conteúdo e os canais de Marketing Digital para envolvê-lo e transformá-lo em um cliente fiel — e os benefícios de investir nisso são vários! Você já sabe quais são eles?

O manual do Inbound Marketing

1. Construção da credibilidade

Quando uma empresa passa a produzir conteúdo relevante sobre sua área, ela se torna uma referência. Basta imaginar uma fabricante de cosméticos que, em seu blog e redes sociais, fale sobre beleza, maquiagem, moda, entre outros assuntos de interesse de seu público-alvo.

Logo, as pessoas passarão a acessar os canais da empresa em busca de informação sobre todos esses assuntos. Consequentemente, estarão em contato com a marca e acabarão construindo uma relação de confiança com ela!

Conteúdo de qualidade informa, educa e diverte. Isso estreita os laços, reforça sua imagem e aumenta o valor da sua marca — e o melhor: de uma forma conveniente para o público.

Reconhecimento de marca

2. Aumento da visibilidade no mercado

O conteúdo de qualidade atrai interesse, desperta desejo e é compartilhado, chegando ainda mais longe. Aos poucos, a empresa pode conquistar novos mercados de uma forma sólida — uma vez que a credibilidade, que mencionei antes, foi construída.

Assim, trabalhar com uma boa produção de conteúdo no Inbound Marketing pode gerar mais visibilidade para sua marca, principalmente, através de duas formas:

  • Melhoria na resposta dos algoritmos, fazendo com que seu conteúdo seja entregue para mais pessoas;
  • Compartilhamento desse conteúdo entre as pessoas.

Em um blog, por exemplo, investir em conteúdo relevante e bem otimizado para buscadores (SEO) faz com que o Google ranqueie melhor o seu conteúdo e você apareça para mais pessoas com mais frequência, aumentando o reconhecimento e visibilidade da sua marca.

De forma muito parecida, o conteúdo nas redes sociais também são entregues para mais pessoas quando os algoritmos percebem que há qualidade e um grande interesse nele. 

Além disso, um bom conteúdo estimula as pessoas a compartilhá-lo com outras pessoas, aumentando ainda mais o alcance da sua marca.

Dica: Planejamento de Marketing de Conteúdo: 14 dicas para criar o seu

3. Comunicação assertiva

Outro benefício do Inbound Marketing é que ele torna a sua comunicação mais assertiva e atrativa.

Ao trabalhar os interesses do público-alvo aliados às etapas do funil de vendas, você será capaz de conquistar mais atenção através da produção de conteúdo personalizado.

Afinal, se você tentar vender sua solução para uma pessoa que ainda está na fase de descoberta, a probabilidade de você ter sucesso é bem baixa!

O Inbound Marketing permite que você se comunique com seu potencial cliente de acordo com o nível de consciência dele, e o guie pela jornada do cliente. 

Dessa forma, você conseguirá distribuir suas ações de Inbound Marketing de forma mais estratégica em qualquer canal de comunicação, educando sobre assuntos relacionados ao seu negócio e atraindo mais pessoas para seu funil.

Aliás, conforme o canal de comunicação, o Inbound Marketing também permite trabalhar o nível de consciência dos seus potenciais clientes de formas diferentes!

Por exemplo: a maneira como você se comunica no blog pode não ser a mesma como você se comunica no Instagram e, mesmo dentro do Instagram, a comunicação pode variar de acordo com o formato de conteúdo para se encaixar melhor a cada contexto dentro da rede social.

Enquanto os vídeos no Reels são mais rápidos e dinâmicos, sendo ótimos para atrair mais pessoas, uma live no Instagram deve ser usada para aprofundar o conhecimento e se conectar ainda mais com aquelas pessoas que já acompanham seu perfil há um tempo.

Isso torna seu conteúdo ainda mais personalizado e, é claro, sua comunicação mais assertiva!

Marketing de conteúdo: os segredos para atrair e engajar sua audiência

4. Segmentação de ações

Digamos que você tem uma empresa que vende shampoo e condicionador em barra. Esses produtos possuem um valor comercial mais elevado quando comparado aos seus concorrentes mais tradicionais e, mesmo oferecendo diversos benefícios para o consumidor e para o meio ambiente, um dos seus maiores desafios vai ser superar essa comparação de preço.

Afinal, o consumidor que está no começo da jornada ainda tem baixo nível de consciência desses benefícios, e o preço vai impactar bastante em sua decisão!

Nesse sentido, o Inbound Marketing permite visualizar e organizar essas pessoas em uma “base de leads”, classificando quem provavelmente já conhece os benefícios do produto e superou a objeção pelo preço.

Além de muitos outros benefícios que isso proporciona, vai ajudar a elaborar ações específicas e mais eficientes para cada grupo (até mesmo, propostas comerciais!).

Pirâmide de Chet Holmes

Pirâmide de Chet Holmes

Dica: Saiba como usar o Funil de Inbound Marketing no seu negócio!

5. Redução do CAC

Um dos principais benefícios do Inbound Marketing é a redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC). A atração de pessoas interessadas pelo seu conteúdo, como expliquei acima, reduz o ciclo de venda. Já que há interesse, então a compra está mais próxima e isso significa menos esforço e, por consequência, menos gastos para a empresa.

Planilha calculadora de CAC

6. Resultados contínuos

Com o Inbound Marketing, seus investimentos podem trazer retorno durante muito tempo!

Se você tiver conteúdos que ranqueiam de forma orgânica na primeira página do Google, por exemplo, eles podem continuar recebendo visitas mesmo com o passar dos meses ou anos.

Havendo também a produção de materiais ricos para a geração de leads, você terá em mãos a oportunidade de se comunicar diretamente e fortalecer o relacionamento com eles — que já não são mais visitantes anônimos, afinal, disponibilizaram suas informações de contato em troca de um material.

E, até que chegue o momento da compra, o seu investimento em Inbound Marketing vai se diluindo, gerando resultados contínuos!

As Etapas do Inbound Marketing

7. Mensuração de resultados

Por se tratar de uma estratégia de Marketing Digital, outro grande benefício do Inbound Marketing é a possibilidade de mensurar resultados de forma mais concreta e precisa.

O uso de ferramentas digitais para atrair, gerar leads e se relacionar com eles garante que o Inbound Marketing proporcione uma visão clara sobre os resultados, garantindo vantagem estratégica para sua marca.

Por exemplo: saber quais conteúdos do blog têm mais acessos e conversões permite conhecer melhor o interesse do seu público e investir mais na comunicação ligada a assuntos específicos.

Por isso, mensurar os resultados e aprender a interpretá-los corretamente é fundamental para obter resultados ainda melhores, readequando sua estratégia sempre que necessário.

Dica: Indicadores e métricas de Marketing Digital: saiba como usar

8. Encantamento e fidelização de clientes

Com o Inbound Marketing, a empresa mantém um relacionamento com o cliente mesmo após a compra, garantindo a satisfação e demonstrando que realmente se importa com ele através da geração de valor constante:

  • Conteúdos educativos e personalizados (de acordo com essa etapa do funil de vendas);
  • Ofertas especiais e lançamentos;
  • Homenagens em datas comemorativas;
  • Solicitação de feedbacks, pesquisas de satisfação, etc.

Fidelizar um cliente e transformá-lo em um promotor da sua marca não só traz mais visibilidade, como também reduz os custos da empresa e diversos outros benefícios.

Pense comigo: além de ele contar a experiência com a empresa e indicá-la para conhecidos, convencer esse cliente — que está encantado — a comprar outros produtos ou contratar novos serviços é mais fácil (e barato)!

Philip Kotler, o "pai do marketing", ficou conhecido por defender essa mesma ideia, e a Harvard Business Review confirma:

Philip Kotler“A aquisição de um novo cliente pode custar de 5 a 25 vezes mais do que a retenção de um cliente existente.” 

Philip Kotler

9. Otimização das vendas

Por fim, o maior dos benefícios do Inbound Marketing é que, através do investimento no conteúdo de qualidade, você dará alcance ilimitado à voz da sua empresa 24 horas por dia, 365 dias por ano, sem restrições geográficas!


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

No entanto, para garantir a produção de bons conteúdos e o sucesso da estratégia, é imprescindível contar com o auxílio de quem já está há anos no mercado, como a Orgânica Digital.

Aqui na Orgânica, nós somos especialistas em Inbound Marketing e proporcionamos muito mais do que posicionamento: transformamos visibilidade em conversão!

Se você quer transformar sua estratégia de Marketing Digital em uma verdadeira máquina de geração de leads e vendas, então você precisa fazer o diagnóstico de Marketing Digital gratuito da Orgânica agora mesmo.

Já ajudamos os mais variados tipos de empresas e estamos sempre nos atualizando para oferecer o que há de mais avançado em termos de Inbound Marketing aos nossos clientes. Com certeza podemos ajudar a sua também!

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.