Estratégias de Marketing: tudo que você precisa saber!


Rodolfo Benetti

Por   

 30/10/2023 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Você já se perguntou como uma empresa pode atrair novos clientes, alcançar outros mercados e melhorar seus resultados? Eu te digo: é por meio das estratégias de Marketing!

Elas são um conjunto de todas as ações adotadas por uma empresa para divulgar sua marca, produto ou serviço e, assim, fazer com que os clientes ideais cheguem até ela.

Mas é claro que essa não é uma tarefa tão simples quanto parece! É necessário um acompanhamento constante, seja por meio da implantação de novas iniciativas ou de ajustes nas já existentes.

Pensando nisso, separei tudo o que você precisa saber sobre estratégias de Marketing e como aplicar na sua empresa. Vamos começar?

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Qual a importância do Marketing para um negócio?

Estratégias de Marketing são bastante variadas e, atuando em diferentes frentes, contribuem para diversos benefícios ao negócio. Quando otimizadas, contribuem para benefícios a longo prazo.

Confira os principais motivos para investir em ações de Marketing:

  • Melhora o envolvimento com os clientes: seja por meio de iniciativas online ou offline, seus produtos ou serviços ganham a atenção dos clientes e sua marca fica exposta a mais pessoas, aumentando a consciência do mercado sobre o que você oferece e, consequentemente, o número de vendas;
  • Ajuda na construção da marca: ações direcionadas para a proposta de valor da empresa fazem com que a marca passe a fazer parte da vida do consumidor e se relacione com aspectos mais emocionais da vida dele;
  • Diferencia a empresa da concorrência: buscar outras maneiras de se diferenciar entre os concorrentes é uma maneira de usar o Marketing de forma competitiva;
  • Cria opções de receita: criar soluções com base nos dados coletados, relacionados à sua demanda, amplia a base de consumidores fidelizados, gerando mais alternativas de receita;
  • Gera valor ao público: ao fazer investimentos mais certeiros, você fortalece sua marca, atende às necessidades do mercado e mantém uma lembrança positiva na mente dos clientes.

Dica: Marketing Online ou Offline? Quais as principais diferenças nos resultados?

Os fundamentos do Marketing

O Marketing é um universo em constante evolução, repleto de estratégias, ferramentas e técnicas que ajudam a alavancar o sucesso dos negócios.

Mas é importante te dizer que, por trás de todas as campanhas bem-sucedidas, existem princípios e fundamentos que sustentam e orientam sua criação.

Veja agora os pilares que são a base para o desenvolvimento de uma boa estratégia de Marketing:

Segmentação de mercado

Esse pilar envolve a divisão do mercado em grupos menores e mais homogêneos, com base em características demográficas, psicográficas, comportamentais e geográficas.

Com isso, ele permite que as empresas conheçam profundamente seu público-alvo, compreendendo suas necessidades, desejos e preferências.

É uma abordagem que ajuda a direcionar suas mensagens e estratégias de forma precisa e relevante, para a pessoa certa, na hora certa.

Quando você conhece seu público-alvo, suas campanhas se tornam melhores, pois falam diretamente às necessidades específicas de cada grupo!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Mix de Marketing

Outro fundamento essencial do Marketing é tradicionalmente conhecido como os "4 Ps": Produto, Preço, Praça e Promoção.

A maneira como você desenvolve, precifica, distribui e promove seu produto ou serviço tem um impacto direto no sucesso da sua estratégia.

Mas você se lembra que eu disse: “o Marketing é um universo em constante evolução”, certo? Pois é, nas últimas décadas, os "4 Ps" evoluíram para os "8 Ps”, especialmente impulsionados pelo ambiente digital.

Além dos quatro elementos tradicionais, agora também consideramos Pessoas, Processos, Posicionamento e Performance.

Análise de dados

A coleta e análise de dados por meio de métricas, como ROI (Retorno sobre Investimento) e taxa de conversão, oferece percepções que ajudam a medir a performance de Marketing.

Compreender o desempenho de suas estratégias, por sua vez, permite fazer ajustes com base em resultados reais e otimizar seu investimento, criando uma cultura de melhoria contínua no setor.

Dica: O que é CRO e como a otimização de conversão se aplica ao crescimento de sua empresa?

Quais são as principais estratégias de Marketing?

Agora que você entende as bases do Marketing, pode estar se perguntando:

“Qual é a abordagem ideal para o meu negócio?”

Para te responder, separei as principais estratégias do mercado. Confira!

1. Marketing Digital

É um conjunto de ações com foco na Internet, ou seja, envolve a promoção de produtos ou serviços por meio dos canais online, como sites, redes sociais e e-mail.

Essa abordagem permite alcançar um público global — e, ao mesmo tempo, segmentado —, medir resultados com precisão e adaptar campanhas em tempo real.

Por isso que é tão importante investir nas ferramentas certas e em profissionais preparados para, por exemplo, criar conteúdos relevantes, otimizar o site da empresa e aumentar a visibilidade das páginas nas redes sociais, contribuindo assim para elevar as vendas!

Cronograma de Marketing Digital

2. Inbound Marketing

Ao produzir conteúdos de qualidade para os clientes em potencial, você passa uma imagem de confiança e credibilidade — e essa é a ideia por trás do Inbound Marketing!

Imagine o conteúdo como um ímã: ele atrai potenciais clientes, mostrando que a empresa prioriza e valoriza a construção de uma relação com os consumidores, compreende as dificuldades vivenciadas por eles e está disposta a contribuir para tornar sua vida mais fácil.

Mas não pense que esse processo é simples, viu? 

É necessário conhecer o perfil e o comportamento desses consumidores para definir as ações adequadas que vão fazer com que você se mantenha próximo a eles, até mesmo, depois de fechar negócio.

3. Outbound Marketing

Essa estratégia se destaca por sua abordagem proativa para alcançar os leads.

Diferente do Inbound Marketing, no qual os clientes são atraídos de forma mais natural, o Outbound Marketing envolve a iniciativa de buscar ativamente os clientes.

Isso traz vantagens, como a capacidade de alcançar mais leads de forma rápida. Mas também há desafios, como a crescente resistência dos consumidores a mensagens intrusivas ou que interrompam suas atividades cotidianas.

É importante equilibrar essa estratégia com outras estratégias de Marketing para garantir que ela seja, de fato, satisfatória!

Dica: Funil de vendas em Y: como conectar Inbound e Outbound?

4. Marketing de Relacionamento

Considerada uma das estratégias de Marketing mais simples, o foco é ter suas ações sempre voltadas para a fidelização dos clientes.

Em outras palavras, sua missão é manter os clientes satisfeitos, torná-los fiéis e garantir que a empresa continue atendendo às suas necessidades com agilidade e qualidade.

A lógica é simples: o custo de aquisição de um cliente é muito maior do que o de fidelização!

E uma das vantagens é a diminuição da Taxa de Churn, pois clientes satisfeitos têm muito menos motivos para abandonar sua marca — e ainda poderão recomendar seus produtos ou serviços para outras pessoas.

5. Marketing de Conteúdo

Essa é uma das formas de fazer Marketing mais utilizadas, que prevê a criação e o compartilhamento de conteúdos relevantes para o público-alvo do negócio.

É importante que cada conteúdo traga informações e dados relevantes, capazes de educar os consumidores e atrair um público mais alinhado aos objetivos da empresa, o que aumenta a taxa de conversão.

E os conteúdos podem ter diversos formatos: artigos em blog, como esse que você está lendo agora, e-books, vídeos informativos no Instagram ou no YouTube, por exemplo.

Tenha em mente que clientes bem informados gastam menos tempo para tomar uma decisão e realizar uma compra!

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

6. SEO (Search Engine Optimization)

Dominar o tráfego orgânico é essencial para gerar leads de forma perene e bem menos custosa, e é com uma boa estratégia de SEO que você vai alcançar as primeiras posições no Google!

Basicamente, o SEO permite aumentar a visibilidade do seu site nos resultados de busca. O objetivo é esse: aparecer nos primeiros lugares, pois aumenta a probabilidade de atrair visitantes qualificados para as suas páginas.

O principal meio para isso são as palavras-chave, ou seja, termos que as pessoas digitam para encontrar informações.

Então é importantíssimo identificar quais são as expressões relevantes para o seu negócio e, inclusive, existem várias ferramentas de pesquisa de palavra-chave que ajudam muito nesse processo!

Além disso, produzir conteúdos de qualidade, aplicar a otimização on page, conseguir backlinks (também conhecido como Link Building) são formas de otimizar seus materiais para ranquear melhor nos mecanismos de busca e converter mais leads.

Mas preciso te lembrar que o SEO é uma estratégia de longo prazo, que requer dedicação, paciência e consistência!

Dica: SEO e Inbound Marketing: o casamento perfeito

7. Eventos e patrocínios

Seja online ou presencialmente, participar de eventos contribui muito para aumentar a visibilidade da sua marca e atingir seus objetivos de Marketing!

Feiras, exposições e conferências permitem interagir diretamente com seu público-alvo.

Por outro lado, os eventos online, como webinars, workshops e transmissões ao vivo permitem que você alcance um público global e, dependendo do contexto, é uma maneira mais acessível de estar presente nessas ocasiões.

Já o patrocínio de eventos, se feito com estratégia, também oferece uma boa visibilidade. A ideia é associar sua marca a um evento respeitado e, consequentemente, fortalecer sua autoridade no mercado.

Como exemplo, a Orgânica teve a honra de ser patrocinadora do CMO Summit e estamos ansiosos para participar, novamente, do RD Summit, que é o maior evento de Marketing e vendas da América Latina!

8. Automação de Marketing

Essa estratégia tem revolucionado, há alguns anos, como as empresas se envolvem com seus clientes, pois utiliza ferramentas para automatizar tarefas de Marketing, economizando tempo e recursos, enquanto otimiza processos e possibilita a personalização em escala.

Através dela, podem ser feitas a segmentação e a nutrição de leads, envio de e-mails automatizados, integração com CRM, entre outros processos!

Passo a passo para migrar o modelo de comunicação da sua empresa do off para o online

9. Marketing de Guerrilha

Baseado em campanhas criativas, muitas vezes em locais inusitados, o Marketing de Guerrilha busca chamar a atenção de maneira inesperada e criar um impacto duradouro na mente dos consumidores.

Essa estratégia exige grande liberdade e inovação, e utiliza frequentemente o “elemento surpresa” para atrair a atenção, podendo envolver várias mídias, incluindo online e offline.

O importante é surpreender o público, gerando buzz e compartilhamento nas redes sociais.

Utilizar o Marketing de Guerrilha, então, ajuda a sua empresa a se destacar em um mercado saturado, pois a criatividade gera interesse e conexão emocional, que acabam resultando em ganhos em termos de vendas e de fidelização.

10. Marketing nas Redes Sociais 

Para empresas que desejam se envolver com seu público-alvo no ambiente digital, as redes sociais são excelentes aliadas!

O primeiro passo é identificar as plataformas de mídia social onde seu público está ativo: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok e muitas outras.

Depois, é preciso criar conteúdos interessantes por meio de imagens, vídeos e até transmissões ao vivo.

Para isso, considere:

  • Manter uma programação regular de publicações;
  • Monitorar comentários e mensagens;
  • Investir em Publicidade Paga;

Suas vantagens incluem o aumento do alcance e engajamento, comunicação direta com os potenciais e atuais clientes, e a possibilidade de medição de desempenho por métricas.

11. Publicidade 

A publicidade permite que empresas ampliem sua mensagem para um público maior

Você pode fazer tanto em canais offline, como TV e outdoors, como em canais digitais, incluindo Google Ads, Meta Ads e LinkedIn Ads.

A primeira etapa é escolher a plataforma de publicidade adequada — o que dependerá do seu público e objetivos!

Em seguida, você criará anúncios atraentes que serão exibidos para o público na plataforma escolhida. Eles podem ser direcionados com base em características demográficas, comportamento online e interesses, por exemplo.

Após criar a campanha, é preciso definir um orçamento diário ou total para seus anúncios e fazer lances para o alcance desejado.

Por fim, monitore o desempenho e faça melhorias contínuas!

Dica: Como a Orgânica faz Publicidade Online?

12. E-mail Marketing

Essa é outra forma de se conectar diretamente com seu público-alvo.

Você criará e-mails relevantes, como newsletters, atualizações ou ofertas especiais e irá disseminar por meio de listas de e-mails segmentadas, com base em interesses e comportamento.

É possível agendar o envio e, até mesmo, usar a automação e a Inteligência Artificial (IA) para enviar mensagens conforme os dados de navegação e ações anteriores de cada usuário.

Isso possibilita a personalização da experiência do cliente, com base no histórico e preferências dele, além de economizar tempo e reduzir as chances de erro!

E-mail marketing: a chave para a vantagem competitiva

Marketing Online e Offline: qual a melhor opção?

É fato que o uso de recursos online tem se destacado em comparação com os offline nos últimos anos.

O Marketing Digital possui a vantagem de ser mais mensurável, por exemplo, o que pode ser muito atraente para as empresas que buscam melhoria contínua de processos.

Mas os dois tipos de Marketing são importantes e, na maioria dos casos, devem andar juntos para somar forças e gerar os resultados esperados!

Em geral, aqueles que escolhem apenas um lado, tendem a deixar de atender a um perfil de cliente específico e, consequentemente, limitam seu alcance.

Por essa razão, não existe uma resposta única para qual é a melhor opção.

Tenha em mente que, para determinar qual a estratégia de Marketing mais adequada para o seu negócio, é necessário compreender o seu mercado e mapear os meios de comunicação que melhor atendem às necessidades da sua empresa e do seu público-alvo.

Marketing Offline (ou tradicional)

Por décadas, o uso de recursos offline foi a única forma de fazer Marketing, e a popularização da Internet chegou para mudar esse cenário.

Mas não se engane: o Marketing tradicional continua sendo muito utilizado e traz diversos benefícios, como alcançar públicos específicos e promover pontos de venda físicos.

Para isso, é comum o uso de panfletos, folders, propagandas no rádio ou na TV, entre outros.

Porém, em um mundo altamente impactado pela Internet, o Marketing Offline sozinho pode não ser suficiente. É quando entra em cena o Marketing Digital!

Marketing Digital (ou Online)

Aqui o objetivo é o mesmo: promover um produto, serviço ou marca.

Mas, nesse caso, são utilizadas ferramentas digitais e as inúmeras possibilidades de trabalho para atingir seus objetivos.

O jeito como as pessoas utilizam a Internet mudou e, com ele, a jornada de compra também mudou!

Então o Marketing Digital possibilita que você:

  • Segmente o público, conforme a idade e os interesses, por exemplo;
  • Obtenha muitos dados das suas campanhas e analise se estão dando o resultado esperado;
  • Viabilize ajustes e melhorias em tempo real, como correção de erros, e muito mais.

Dica: 20 técnicas de Marketing Digital para alavancar seu negócio

Como aplicar e conciliar o Marketing Online e Offline?

Como eu falei, o recomendado é que os dois andem juntos. Então é importante criar ações que, de fato, integrem essas duas estratégias.

Quando as ferramentas certas são utilizadas, maiores são as chances de que sua empresa chegue aos clientes ideais.

Nesse caso, mais importante do que divulgar uma propaganda apenas em um local ou tentar investir em muitas frentes de uma vez só, é marcar presença nos canais estratégicos para sua marca.

Confira agora boas práticas para aplicar no dia a dia do seu negócio:

  • Mantenha um tom de voz consistente nas plataformas de divulgação: a comunicação deve ser familiar ao perfil do consumidor e, claro, coerente com o tom de voz da sua marca em todos os canais;
  • Lance as campanhas, online e offline, simultaneamente: para isso, utilize a mesma mensagem e o mesmo visual, reforçando a identidade da marca e facilitando a identificação do público;
  • Anuncie no digital e estimule a compra presencial: promova ofertas em meios digitais, mas também crie recursos para estimular as pessoas a comparecerem à loja física, como, por exemplo, promoções, descontos e programa de pontos;
  • Divulgue avaliações em canais estratégicos: por que não aproveitar as avaliações recebidas para criar conteúdo? Por exemplo, faça posts em suas redes sociais contando sobre a satisfação dos clientes com os resultados e impulsione para atingir ainda mais pessoas!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Quais os principais erros de Marketing que devem ser evitados?

A verdade é que nem tudo são flores e, cedo ou tarde, algum erro acaba passando despercebido. Mas é possível evitar boa parte deles!

Veja, a seguir, o que você não deve fazer em suas próximas ações de Marketing.

Não planejar a sua estratégia

Você fez quase tudo: traçou o perfil do cliente, desenvolveu o criativo e criou um anúncio para divulgação, mas se esqueceu de avaliar como a campanha se alinha à estratégia da marca. E agora?!

Se você fizer apenas algumas partes do processo, provavelmente não chegará aos resultados que espera ou desperdiçará esforços valiosos, que não contribuem para os objetivos mais importantes da sua empresa.

Não se esqueça de que fazer um bom planejamento estratégico da marca e das ações de Marketing, seguindo as tendências do mercado, os avanços tecnológicos e, em especial, as prioridades da empresa, é o que fará com que o setor dê suporte para o crescimento do negócio.

Dica: Como o planejamento de comunicação da sua empresa afeta diretamente seu lucro?

Não atualizar as Redes Sociais da empresa

Imagine o seguinte cenário: um cliente precisa adquirir uma nova televisão.

Após pesquisar as principais lojas em sua região, ele vai até as redes sociais para conferir o perfil das empresas, buscar promoções e ver as avaliações dos clientes

O problema é que, apesar de ter um bom preço, uma das lojas não tem atuação nenhuma nas redes. Assim, ele fica um pouco desconfiado, a descarta e parte para outra.

Ter uma presença ativa nas redes sociais é imprescindível para engajar os consumidores e influenciar positivamente em suas escolhas de compra.

Boas práticas para evitar esses problemas são a definição de uma periodicidade para a divulgação de conteúdos, buscando tratar de temas relevantes e criando conteúdos envolventes para o público-alvo.

Calendário de Conteúdo

Esquecer do SEO

O que você tem feito para otimizar o site do seu negócio?

Como falei, o SEO é uma estratégia para colocar sua página nos principais resultados de pesquisa do Google e outros buscadores, e aumentar as chances de ser encontrada mais facilmente pelos potenciais clientes.

Portanto, esquecer do SEO é um erro grave, pois tão importante quanto ter um site é fazer com que ele apareça para as pessoas certas!

Também não deixe de investir esforços no SEO On Page e no SEO Off Page. Combinado?

Esquecer do pós-venda

Vender é o que sustenta qualquer negócio, mas não é o fim da jornada do cliente junto à sua marca!

O pós-venda é o momento em que o cliente se sentirá valorizado pela empresa, mesmo após já ter concluído a negociação, o que aumenta as chances de que ele volte a procurá-la no futuro ou indique para outras pessoas.

Uma boa iniciativa nessa etapa da jornada é a pesquisa de satisfação do cliente, que pode ajudar a entender tudo que precisa ser melhorado.

Mas, claro, também vale enviar um e-mail com recomendações de produtos ou serviços relacionados, conteúdos relevantes, promoções exclusivas e por aí vai!

Guia prático: saiba tudo sobre a cultura de Customer Success!

Quais são as principais ferramentas de Marketing?

O Marketing é amplamente impulsionado por uma variedade de ferramentas que facilitam o planejamento, execução e análise de estratégias.

Pensando nisso, trouxe aqui as principais ferramentas utilizadas por profissionais do setor:

  • Google Analytics: acompanha o desempenho do seu site, coleta dados de tráfego e comportamento do usuário, ajudando a entender melhor seu público, a performance das suas páginas e a otimizar sua presença online;
  • Google Ads (antigo Google AdWords): permite criar anúncios que são exibidos nos resultados de pesquisa do Google e em outros sites parceiros. É uma das principais ferramentas para Publicidade Online;
  • HubSpot: plataforma de Automação de Marketing com a automação de e-mails, criação de landing pages, gerenciamento de leads, análises de dados e muito mais. É uma grande referência para os profissionais de Marketing Digital;
  • Semrush: ótima para pesquisa de palavras-chave, análise de concorrentes e rastreamento de classificação nos mecanismos de busca, além de ajudar a otimizar o conteúdo publicado online;
  • RD Station: uma das principais ferramentas de Marketing do Brasil, que inclui recursos para criação de fluxos de automação, geração e gestão de leads e análise de resultados;
  • Canva: ferramenta de design que revolucionou a praticidade para a criação de artes, o Canva é muito utilizado para produzir conteúdo para redes sociais, apresentações, materiais impressos e muito mais;
  • Adobe Creative Cloud: inclui ferramentas como Photoshop, Illustrator e Premiere, importantes para criar e editar materiais de Marketing impressos, como folhetos e anúncios, e também digitais, como fotos, vídeos, etc.;
  • Publi: ferramenta de gestão focada em agências de publicidade e Marketing, possibilita o gerenciamento de processos e a troca de informações entre equipes, clientes e fornecedores;
  • Plataformas de Mídia: isso inclui TV, rádio, jornais e revistas, onde anúncios podem ser veiculados;
  • Tableau: ferramenta de visualização de dados que ajuda os profissionais de Marketing a criar painéis interativos para analisá-los;
  • Google Data Studio: usado para criar relatórios personalizados que consolidam dados de várias fontes, permitindo uma boa análise;
  • Google Search Console: auxilia no SEO, fornecendo informações sobre a presença das suas páginas nos resultados do Google, como número de impressões e cliques, e possíveis problemas na estrutura do site.

E essas são apenas algumas das opções! Por isso, faço questão de lembrar: a escolha das ferramentas depende das necessidades específicas de cada empresa e das estratégias de Marketing em uso.

Você não precisa de todas elas. Você precisa daquelas que são certas para o seu negócio!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Quais as tendências de Marketing para os próximos anos?

Para se manter relevante em um contexto de mudanças, é importante acompanhar as novas tendências no seu nicho.

No mundo do Marketing, não é diferente. Conheça as 10 principais tendências que devem moldar o cenário nos próximos anos:

  1. Conteúdo interativo e personalizado: proporciona experiências únicas aos consumidores, com o uso de vídeos interativos, quizzes, realidade virtual, chatbots e outros formatos;
  2. Privacidade de dados: com regulamentações mais rigorosas, como GDPR e LGPD, as empresas devem adotar estratégias que protejam os dados dos clientes, enquanto continuam a oferecer conteúdo personalizado;
  3. Busca por voz e assistência virtual: com o uso dispositivos de assistência virtual, como a Alexa e a Siri, as estratégias de SEO precisam se adaptar para atender a essas consultas, com foco na otimização para pesquisas por voz;
  4. Sustentabilidade e responsabilidade social: consumidores conscientes das questões ambientais e sociais buscam marcas que adotam práticas sustentáveis, se envolvem em causas sociais e dão a devida publicidade a essas iniciativas, sem praticar greenwashing ou coisa parecida;
  5. Conteúdo por vídeo: continuará sendo uma das principais formas de envolver o público, especialmente com recursos de conteúdo ao vivo e vídeos curtos, como os do TikTok;
  6. Marketing Omnichannel: a integração de canais de Marketing, como mídia social, e-mail, SMS e notificações permitirá às empresas alcançarem os clientes em diversos meios;
  7. Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning: a IA será cada vez mais usada para melhorar o atendimento ao cliente, a Automação de Marketing, a análise de dados, a personalização das comunicações e os chatbots, por exemplo;
  8. Marketing de Influência: a presença de influenciadores nas redes sociais continuará a crescer, mas com cada vez mais foco em autenticidade e transparência nas parcerias com as empresas;
  9. Compra direta nas redes sociais: é fácil perceber como existe um movimento para facilitar as compras diretamente nas plataformas, especialmente as da Meta, como é o caso do Instagram e do Facebook;
  10. Realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV): setores como varejo e turismo usarão essa tecnologia, cada vez mais, para oferecer aos clientes uma amostra virtual de produtos e destinos, além de experiências de compra mais imersivas e interativas.

Dica: Áreas do Marketing Digital: conheça 5 principais tendências!

Preparado para transformar suas estratégias de Marketing?

Se você chegou até aqui, viu como as estratégias de Marketing fazem a diferença em uma organização, em sua consolidação no mercado e no relacionamento com os clientes.

Elas ajudam a construir marca, diferenciar da concorrência, criar opções de receita e gerar valor para o público.

Para isso, foi preciso passar pelos fundamentos do Marketing, como a segmentação de mercado e a análise de dados.

Recomendo fortemente que você siga essas estratégias, personalizando-as conforme as necessidades específicas de sua empresa.

Lembre-se de que a adaptação é o que garantirá o diferencial para sua organização conseguir acompanhar as próximas tendências de Marketing!

Mas não pare por aqui! Se você deseja obter orientações personalizadas ou precisa de assistência para aprimorar suas estratégias de Marketing, a Orgânica pode te ajudar. Fale com um dos nossos especialistas!

 

Perguntas Frequentes

🔴 O que são estratégias de marketing?

De forma sucinta, são todas as ações adotadas por uma empresa para divulgar sua marca, produto ou serviço e, assim, fazer com que os clientes certos cheguem até ela.

📗 Qual a importância do marketing para um negócio?

As estratégias de marketing são bastante variadas e, atuando em diferentes frentes, contribuem para diversos benefícios ao negócio, principalmente a longo prazo. Alguns motivos pelos quais você deve dar atenção para elas são: as estratégias de marketing são a melhor forma de chamar a atenção dos clientes, elas permitem que você pense em formas diferenciadas de alavancar o seu negócio, não há escapatória: a grande maioria das empresas adota ações de marketing para se destacar no mercado. Imagine implantar uma ação de marketing na empresa, mas sem ter nenhuma estratégia por trás dela, estratégias de marketing bem definidas vão ajudá-lo a seguir o rumo certo e garantir bons resultados, apostar em boas iniciativas de marketing também é a solução para fugir de achismos, já que você terá mais domínio para fazer apenas investimentos certeiros.

🔴 Quais são as principais estratégias de marketing?

Natural Marketing, Inbound Marketing, Marketing Digital, Marketing de Conteúdo e Marketing de Relacionamento

📗 Quais os principais erros de marketing que devem ser evitados?

Não planejar a sua estratégia, não atualizar as redes sociais da empresa, esquecer do SEO e esquecer do pós-venda.
 


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.