15 exemplos de Marketing Digital para inspirar o seu time!


Rodolfo Benetti

Por   

 28/02/2024 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

Opa, Rodolfo Benetti aqui. Beleza?

Eu sei que, muitas vezes, pode parecer difícil executar as estratégias e alcançar os mesmos resultados que ótimos exemplos de Marketing Digital.

Mas pode ter certeza: muitos deles começaram com o mesmo que você está fazendo agora — buscando novas referências!

E como é sempre bom se inspirar com exemplos bem-sucedidos do ramo para melhorar as próprias estratégias, hoje vou te mostrar 15 cases práticos que deram super certo.

Vem comigo!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Exemplos de Marketing Digital

Para começar, vamos entender o conceito de posicionamento de marca!

Resumidamente, é como a empresa age para criar, no imaginário dos clientes, a imagem que ela quer passar. Ou seja: é como ela quer ser percebida pelo público.

Por exemplo: quando você olha para o logo da Red Bull, o que vem à sua mente? Provavelmente palavras como: esportes, adrenalina, ação… Não é?

Sabe por quê? A marca, ao longo dos anos, fez um árduo trabalho de branding — incluindo estudos sobre as dores e desejos da persona — para ser reconhecida desse jeito.

Ainda não ficou muito claro? Calma, você vai entender direitinho com os exemplos de Marketing Digital que darei a seguir! Se liga:

A Red Bull e o seu mundo de entretenimento

Até cheguei a citá-la e, apesar de ser um exemplo global, não tem como não falar da Red Bull quando o assunto é posicionamento de marca.

Ela patrocina eventos radicais, competições de surfe, times de futebol em vários países — no Brasil, temos agora o Red Bull Bragantino —, equipe de Fórmula 1…

Os caras até já chegaram a transmitir pela Internet um paraquedista saltando da estratosfera em 2012: 

Queda livre de Felix Baumgartner

Para se ter uma ideia, na época, o vídeo bateu recorde de visualizações simultâneas e gerou 180 mil novas inscrições no canal da marca no YouTube.

Se você lembra da Red Bull quando pensa em energético, não é por causa do sabor ou pela marca pedir para você comprar (aliás, ela raramente faz isso). É porque ela criou um verdadeiro estilo de vida na mente dos consumidores, baseado em conteúdos de entretenimento, eventos e esportes radicais.

E como isso foi possível? Mapeando constantemente a persona e gerando conteúdo em todos os canais de Marketing Digital que ela acompanha. Dessa forma, cria-se a imagem de uma marca inspiradora, radical e, claro, enérgica.

Tudo isso de forma automática e natural, sem a necessidade de se fazer apelos forçados ao consumo!

O reposicionamento da Casas Bahia

Outro bom e recente exemplo de Marketing Digital que ajudou no posicionamento de marca é o da Casas Bahia.

No mundo offline, as lojas da empresa sempre foram famosas, mas faltava ter o mesmo reconhecimento no ambiente digital e bater de frente com outras gigantes do e-commerce.

O que a Casas Bahia fez? Para começar, atualizou o mascote da marca: o Bahianinho. Ele cresceu e virou um adolescente, ganhando um visual mais moderno e humano. Olha só:


Bahianinho (CB) da Casas Bahia

A identidade visual da marca também foi modernizada, com cores mais vivas e aspectos minimalistas, seguindo a tendência de design de outros aplicativos e lojas virtuais conhecidas.

Para completar, aproveitou o sucesso dos serviços de streaming para promover o aplicativo da empresa.

E como a famosa vendedora de televisores que é, lançou uma promoção que dava três meses de acesso gratuito à plataforma de streaming Paramount Plus. Tudo que o cliente precisava fazer para ganhar era comprar qualquer produto pelo aplicativo da loja. Simples e eficiente!

Dica: Aplicativos para empresa: 6 razões para investir

A nova face da Bauducco

Você provavelmente conhece a Bauducco, famosa pelos biscoitos e panetones que produz.

Ela surgiu como uma pequena doceria familiar no ano de 1952 e, ao longo do tempo, manteve-se como uma empresa tradicional. O slogan da marca era, inclusive: “Da família Bauducco para a sua família”.

Porém, chegou a era digital e ela precisou se reposicionar no mercado. Como? Por meio do Marketing Digital, é claro!

O tradicionalismo deu lugar a uma comunicação mais jovem, além de conteúdos no Instagram, Facebook, YouTube, Pinterest…

Também foi inaugurado o TikTok da marca, lançando um grande desafio, que contou com a divulgação de influenciadores importantes — como Maisa Silva, Caio Castro e Lucas Rangel.

E o esforço para mudar a percepção dos clientes sobre a marca não parou por aí!

A Bauducco também lançou uma coleção de roupas chamada “BawDucco”, em parceria com a marca de streetwear Baw Clothing, que faz muito sucesso entre o público jovem:

Exemplo de Marketing Digital da Bauducco

A Maisa Silva foi garota propaganda da nova coleção! – Foto por João Viegas

Ela também fez campanhas de conteúdo com o TudoGostoso, maior site de receitas do Brasil.

E ainda não acabou: recentemente, aconteceu o rebranding da sua identidade visual.

É apenas a segunda vez, na história da empresa, que a marca renova todo o seu enxoval — logo, tipografia, grafismos, cores, ilustração, fotografia… — para eliminar excessos e dar significado a poucos elementos.

E essa mudança não aconteceu somente no Brasil, mas sim nos mais de 50 países em que a marca opera, com sede em Miami, para sua estratégia one brand global!

Haja reposicionamento, hein? Veja o antes e depois:

21 dias com Listerine

Com certeza você já ouviu falar da Listerine, marca de enxaguante bucal famosa da Johnson & Johnson.

O produto que promete melhorar a higiene bucal de todas as pessoas, como um complemento da escovagem, também utilizou técnicas de Marketing para seu posicionamento de marca!

A promoção consistia em: na compra de qualquer produto Listerine, a partir de 500ml e após cadastrar no site, o participante tinha 21 chances de ganhar prêmios ao girar a roleta online.

Mas não era só isso! Por meio de vídeos, questionários ou jogos interativos, o cliente passava longos períodos conectado ao site da marca e era recompensado por isso. E os resultados dos testes ainda podiam ser compartilhados nas redes sociais, o que contribuiu para viralizar o concurso e a marca.

Este é um ótimo exemplo de campanha de Inbound Marketing ligado ao consumo de um produto e que, ainda, adicionou as técnicas de gamificação para atrair e reter os clientes no site.

Com todos esses elementos, ficaria quase impossível recusar a oferta de compra, cadastro e participação!

Assim, a marca conquistou a atenção do cliente ao mesmo tempo em que coletou seus dados para serem usados ​​em outras ações. Genial, né?

Calendário de Conteúdo

Cresol transformando vidas

Quando falamos em mercado financeiro, o que geralmente vem à cabeça?

Talvez uma galera engravatada, dentro daqueles escritórios clássicos com vários computadores.

Mas, em meio a esse mercado extremamente tradicional, a Orgânica teve a ideia de criar, do zero, um blog para a cooperativa de crédito Cresol.

Estevão Stumpf e Analice Lourenci

Assim, a linguagem que era extremamente técnica deu lugar a uma comunicação simples e didática.

Ao invés de usar termos técnicos para falar sobre um mercado em que as pessoas têm interesse e, às vezes, não compreendem, a empresa passou a fornecer dicas de finanças, empreendedorismo e transformação de vidas por meio da cooperação!

Analice Lourenci - Assessora de Comunicação da Cresol“A Cresol tem o propósito de transformar vidas por meio da cooperação, e a parceria com a Orgânica Digital nos aproximou ainda mais da nossa missão, com um trabalho sério e dedicado, colocando em evidência o que temos de melhor nos meios digitais e otimizando as ferramentas do marketing para um resultado cada vez mais destacado e crescente, e humanizando a tecnologia.”

Analice Lourenci
Gerente de Comunicação e Marketing – Cresol

Resultados?

A Cresol virou referência na Internet para conteúdos de educação financeira e se consolidou como uma das principais cooperativas de crédito do país!

Conseguimos colocar vários artigos nas primeiras páginas do Google, com o uso de palavras-chave estratégicas para a empresa, e o mais importante: humanizamos a marca.

Antes dessa estratégia, o foco da Cresol era o crédito rural e famílias de agricultores.

Hoje, graças ao investimento certeiro em Marketing de Conteúdo e artigos sobre educação financeira, o branded content ajudou a expandir a autoridade da marca.

A Orgânica conseguiu implantar as estratégias de Marketing Digital — como indexação, SEO, tráfego orgânico, leads — à estratégia da Cresol, mantendo a essência da marca, sem parecer algo forçado. Entende?

E sim, os resultados falam por si só! Em um ano, o blog atingiu mais de 131% novos usuários e 126% de sessões, um resultado da coerência na estratégia e consistência na execução!

Exemplo de Marketing Digital da Cresol

Dica: Cresol: como o branded content elevou a autoridade da marca

Sem perrengue!

Essa foi a promessa da campanha da Flash, HR Tech de benefícios flexíveis, batizada como “Perrengue sem Flash”.

A segunda grande campanha da marca foca em uma ferida de muitos brasileiros: o cartão de benefícios que não é aceito como forma de pagamento em algumas situações.

Assim, o foco da campanha é mostrar que outros vales resultam sempre em “perrengues”, o que não acontece com o cartão Flash, por ser aceito em mais de dois milhões de estabelecimentos, como restaurantes, livrarias, streamings, etc.

Aí vem o pulo do gato! Além de solucionar a dor do público, a marca utilizou a canção “A Puro Dolor”, sucesso dos anos 2000 no Brasil, sendo conhecida até hoje, traduzida como “A Dor Desse Amor”.

Quer conexão com o público maior que essa? Confira:

Por fim, a campanha mostra que até empresas de segmentos mais tradicionais conseguem ter sucesso em campanhas com bom humor!

Exemplos de Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing Digital que envolve a criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, engajar e fidelizar um público-alvo.

O objetivo é fornecer informações úteis e interessantes, construindo uma relação de confiança com os consumidores.

Isso pode ser feito por meio de blogs, vídeos, infográficos, e-books, redes sociais, entre outros formatos. 

A ideia é sempre oferecer conteúdo que resolva problemas ou atenda às necessidades do público, estabelecendo a marca como uma autoridade no setor.

E isso é menos complicado do que parece! Você entenderá melhor com os exemplos a seguir:

O premiado conteúdo da Famiglia Valduga

Um dos exemplos de Marketing Digital que mais gosto de contar é o da Famiglia Valduga. Não só porque nós, da Orgânica, participamos, mas por ser um excelente case do ambiente digital.

Estamos falando de uma produtora de vinhos e espumantes com mais de 130 anos de história no Brasil, e produtos premiados internacionalmente.

Assim como a Casas Bahia, o varejo tradicional da Valduga ia muito bem, mas faltava algo para alavancar o e-commerce e diminuir a taxa de carrinhos abandonados.

Como chegamos à solução? 

  • Investimos em conteúdo nas redes sociais e blog; 
  • Utilizamos o E-mail Marketing; 
  • Qualificamos os leads
  • Otimizamos as campanhas em mídias pagas;
  • Fizemos um redesign completo do e-commerce da empresa, incluindo aperfeiçoamentos em UX (Experiência do Usuário), SEO e CRO.

Deu certo?

Tão certo, que o resultado esperado para 24 meses foi alcançado em apenas 6!

A Famiglia Valduga teve um crescimento de 1783% nas vendas e aumentou em 20% a taxa de conversão.

Quer entender melhor todos os resultados? Assista ao trecho de uma palestra do nosso CEO, Guilherme de Bortoli:


Como o Marketing Digital te ajudará a vender?

Você também pode ver em detalhes as estratégias de Marketing de Conteúdo que usamos nesse case, conhecendo a história abaixo:

Como um império de conteúdo aumentou 1783% as vendas

A ação ampla da Nautilus

O aquecedor de piscina é um dos produtos oferecidos pela Nautilus, que também é pioneira na fabricação de filtros e motobombas no Brasil.

Com um amplo portfólio de automação, aquecimento, iluminação, manutenção e tratamento para piscinas, a empresa só precisava de uma coisa: um bom projeto de Marketing Digital — e a Orgânica pulou de cabeça nesse desafio!

Para conectar toda a jornada de compra, captar leads e gerar oportunidades comerciais, firmamos uma parceria com a Nautilus focada em:

  • Produção de conteúdos estratégicos;
  • Otimização para os buscadores (SEO);
  • Publicidade online no Google Ads e Meta Ads; 
  • Campanhas de E-mail Marketing.

E os resultados vieram! Em apenas 5 meses, geramos 826% mais leads, 284% mais oportunidades comerciais e reduzimos o custo por lead em 86%.

Isso só mostrou que as estratégias corretas com um conteúdo de qualidade são capazes de direcionar o público, gerando valor real para ele enquanto a marca observa o crescimento em vendas!

O sucesso da Tris

A Tris é uma marca nacional que fabrica e comercializa materiais escolares e de escritório.

A parceria com a Orgânica, firmada em 2021, teve o projeto de construção do blog e de produção de conteúdos estratégicos, com o objetivo de gerar tráfego orgânico, se conectar com a jornada de compra dos clientes e impulsionar as vendas.

Em 2 anos de parceria, conquistamos excelentes resultados! Veja alguns deles:

O sucesso em números

Além disso, a otimização de um único termo no blog registrou 52.316 acessos mensais em janeiro de 2022 — um crescimento de 390% em relação ao mês anterior!

E sabe o melhor de tudo isso? A audiência orgânica conquistada pela Tris, à medida que o tempo passa, cresce cada vez mais! Graças às estratégias focadas em resultados concretos e sustentáveis pela Orgânica.

Incrível, né?

Exemplos de Marketing de Guerrilha

O Marketing de Guerrilha é uma estratégia criativa e não convencional para chamar a atenção do público-alvo de maneira inusitada — ações em locais públicos, intervenções urbanas, flash mobs ou qualquer tática que fuja do tradicional.

O intuito é gerar buzz para uma marca, produto ou serviço. E isso, geralmente, é compartilhado organicamente, seja pelas redes sociais ou pelo famoso “boca a boca”.

Para exemplificar, trouxe alguns cases de sucesso nesse ramo do Marketing Digital!

Confira:

BK Noruega e seu “basta” nos haters

Vamos começar com um clássico dos fast foods mundiais: o Burger King!

É de conhecimento geral sua disputa com o McDonald’s. Mas, em 2013, na Noruega, ocorreu algo muito inusitado.

Durante a ação intitulada Whopper Sellout, o BK Noruega ofereceu pagar um Big Mac para seus seguidores do Facebook, em troca de ser banido para sempre do canal da marca na rede.

Foi assim que a empresa pagou mais de 30 mil lanches e se livrou dos haters — aquelas pessoas que só faziam comentários negativos na página.

Por outro lado, o engajamento na página cresceu 5x mais, bem como as vendas em lojas físicas do país.

Ufa! Eu sinceramente não recomendo que você faça isso (é um passo arriscado…), mas esse é um bom exemplo de Marketing de Guerrilha que nos ajuda a perceber o quanto a clareza sobre o valor da marca, bem como a coerência no seu posicionamento, podem gerar ações com grande potencial!

A real beleza da Dove

Uma das maiores marcas de produtos de higiene pessoal e beleza do mundo, a Dove, lançou uma campanha em 2013 que dividiu opiniões.

A campanha “Retratos da Real Beleza” teve o objetivo de estreitar o relacionamento da marca com o público feminino “de verdade”! Ou seja: mulheres reais, fora do padrão de beleza das mídias.

Assim, a marca explorou uma questão muito sensível: a insegurança que muitas mulheres sentem sobre o próprio corpo por conta da pressão para buscarem corpos irreais.

Os vídeos da campanha apresentam mulheres que contam suas histórias. São emocionantes, com um forte poder de gerar identificação no público!

Veja um deles:


Dove: Retratos da Real Beleza

Essa campanha usou os elementos de guerrilha ao impactar o público de maneira inusitada, promovendo uma mudança de perspectiva, ao mesmo tempo em que desafiou as convenções da indústria da beleza e levou as pessoas a refletirem sobre suas próprias percepções do que é belo.

Ao oferecer histórias e depoimentos reais das participantes da campanha em seu site (até hoje), a Dove estende a experiência e promove a discussão sobre a aceitação pessoal e a diversidade de corpos.

Isso reforça o engajamento do público, indo além das suas redes e transformando a campanha em uma conversa contínua sobre a importância da aceitação da real beleza!

Abra seu mundo

A Heineken é, sem dúvidas, uma marca que se destaca em seu nicho. Isso todo mundo sabe!

Frequentemente, sua ações de Marketing se tornam virais. E não foi diferente com um vídeo veiculado no Facebook em 2018. Em pouco tempo, ele bateu 130 mil compartilhamentos e 325 mil interações!

A campanha basicamente colocava pessoas com pensamentos polarizados para trabalharem juntas e se conhecerem. Além disso, elas precisavam responder perguntas a respeito de si mesmas e sobre o outro.

O vídeo é um verdadeiro experimento e motiva os desconhecidos a criarem uma conexão!

Ao final da ação, as pessoas eram confrontadas pela opinião divergente da outra e deviam escolher entre ir embora ou continuar com uma Heineken. Ou seja: discutir suas diferenças tomando uma cerveja.

Veja:


Worlds Apart (Campanha da Heineken)

A hashtag #OpenYourWorld, divulgada junto ao vídeo, atingiu números impressionantes e, até hoje, é utilizada pela marca em suas diversas campanhas de Marketing.

Um clássico Marketing de Guerrilha!

Exemplos de Marketing nas Redes Sociais

O Marketing nas redes sociais envolve a promoção de uma marca, produto ou serviço por meio de plataformas como Facebook, Instagram, X (antigo Twitter) e LinkedIn.

Ou seja: funciona com a criação e o compartilhamento de conteúdos, interação com os usuários e publicidade paga.

O objetivo é construir uma presença digital, aumentar a visibilidade da marca e estimular a interação com os consumidores, promovendo a fidelização.

Para exemplificar, eu trouxe o case da Netflix! Confira:

A Netflix Brasil e seu bom humor

A Netflix Brasil é reconhecida por ser descontraída e ter bom humor nas redes sociais. Sua estratégia é se conectar diretamente com o público brasileiro, gerando alto engajamento e repercussão.

Para isso, além da linguagem informal, utilizando memes e piadas, a empresa personaliza o conteúdo usando referências culturais brasileiras.

Meme da Netflix no Marketing Digital

Fica evidente a humanização da marca, que se aproxima do público de maneira autêntica e amigável!

Além disso, ela envolve os usuários por meio de perguntas, enquetes e interações diretas, criando uma experiência mais participativa e fortalecendo o vínculo emocional com a marca.

Ao adotar uma abordagem que a transforma em mais que uma plataforma de streaming, mas sim uma presença online que os usuários veem como amiga e próxima, a Netflix foi além da promoção de produtos ou serviços e focou na construção de relacionamentos e de uma comunidade engajada.

É assim que ela faz um Marketing de redes sociais ser memorável!

Dica: Redes Sociais: em qual delas minha empresa deve investir?

Exemplos de E-mail Marketing

Essa é uma estratégia de Marketing Digital que envolve o envio de mensagens diretas por e-mail para uma lista de contatos, com informações relevantes, promoções, newsletters. etc.

Uma prática comum é a segmentação para direcionar a mensagem para um público específico e, assim, construir e manter relacionamentos com os clientes, impulsionar visitas a um site ou promover produtos ou serviços.

Seja qual for o objetivo, fato é que o sucesso dessa estratégia depende da relevância do conteúdo, da frequência adequada e da análise de métricas para aprimorar o desempenho.

Olha só:

Ação para retorno de cliente da Chico Rei

A Chico Rei é uma marca brasileira conhecida por sua criatividade, compromisso socioambiental, bom humor e produtos de design exclusivo, especialmente camisetas.

Recentemente, a empresa implementou uma ação inteligente para incentivar o retorno de clientes que deixaram produtos no carrinho de compras.

A estratégia foi, basicamente, identificar que o cliente havia abandonado o carrinho e enviar um e-mail personalizado, acompanhado de uma tirinha divertida que reflete o estilo da marca. Veja só:

Fala sério! Deu vontade de dar uma força para o carrinho de compras…

Além do humor, o e-mail continha um código de desconto exclusivo, criando um incentivo adicional para o cliente finalizar a compra.

Essa estratégia uniu o posicionamento de marca da Chico Rei com um elemento promocional que despertou a vontade imediata no cliente. Legal demais, né?

De forma autêntica, a Chico Rei reforçou o relacionamento com sua audiência e demonstrou entender sua persona.

Assim, vemos na prática como o E-mail Marketing pode ser uma ótima ferramenta para impulsionar conversões, especialmente quando alinhado ao posicionamento de marca!

E se a próxima grande ação de Marketing for a do seu negócio?

Primeiro, obrigado por chegar até aqui! Agora você já tem todas as referências necessárias para se inspirar e dar o primeiro passo!

Além disso, viu como as diversas empresas podem assumir estratégias tão diferentes e, ainda assim, se destacar no mercado.

E a sua marca não é tão diferente delas! Utilize os exemplos de Marketing Digital para aplicar as ações em sua empresa. E, claro, se precisar de uma especialista, conte com a experiência da Orgânica!

Nós somos uma agência especialista em Inbound Marketing, que se destacou em 2023 como um dos 5 melhores cases de Marketing e vendas do país!

E adivinha? Ao longo desses mais de 15 anos de experiência, não é de hoje que somos reconhecidos pelos nossos resultados e crescimento contínuo. Aqui estão as provas:

  • Fomos considerados uma das 10 melhores agências de Inbound Marketing do Brasil, recebendo o troféu de 1º lugar do prêmio Melhor em RD Station em 2022 e 1º lugar na categoria Espada Ninja na Vitrine em 2019 e 2020;
  • Estamos entre as principais agências que trabalham com Google Ads, certificadas no programa Google Partners;
  • O Estevão Stumpf, um dos nossos sócios, é o único brasileiro que já foi 5 vezes eleito um dos Top 100 especialistas em Customer Success do mundo!

Principais prêmios Orgânica Digital

Agora você deve estar se perguntando: “Mas e os cases?!”.

Além dos já apresentados — da Família Valduga, Nautilus, Tris e Cresol —, veja mais alguns resultados da nossa agência:

E é claro que nós também temos nossos próprios resultados, quer ver?

Seja para aumentar a presença online, fortalecer o engajamento do público ou impulsionar as vendas (ou tudo isso), a Orgânica é a parceira ideal para guiar sua marca rumo ao sucesso digital!

É rápido e fácil: preencha agora o nosso Diagnóstico de Marketing Digital, que um dos nossos especialistas entrará em contato com você para te mostrar como vamos levar suas vendas ao próximo nível!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.