Conceitos de Marketing Digital que você precisa saber!


Guilherme de Bortoli

Por   

 29/07/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Alcançar mais gente, tornar qualquer marca reconhecida internacionalmente e aumentar as vendas usando apenas a Internet são alguns dos resultados fantásticos pelos quais o Marketing Digital ficou popular.

Aos olhos inexperientes, resultados como esses tendem a parecer exagerados, pura sorte, ou fórmulas mágicas impossíveis de reproduzir. Só que não!

O conceito de Marketing Digital reúne diferentes técnicas voltadas para expandir as vendas com estratégias bem definidas e ferramentas específicas.

É o uso original dessas estratégias e ferramentas que definirão o sucesso ou o fracasso de um projeto!

Meu nome é Guilherme, sou o chefe de execuções aqui da Orgânica há mais de 15 anos, e criei esse glossário para que você seja muito bem-sucedido nessa empreitada!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

O que é Marketing Digital? (Conceito)

O Marketing Digital é um conjunto de fundamentos de Marketing acionados no ambiente online, usando ferramentas digitais para viabilizar e acelerar a colheita dos resultados.

Digamos que você queira construir uma casa usando o Marketing Digital:

Os fundamentos do Marketing envolveriam tudo que diz respeito ao entendimento e preparação do terreno, planejamento das fundações, dos materiais e profissionais necessários.

Já a parte "Digital" do Marketing reuniria todas as ferramentas em si: os martelos, as serras e os tratores.

Sem as ferramentas ideais, ainda dá para construir uma casa, mas talvez leve um tempo bem maior!

Só que construir uma casa sem uma planta-baixa para saber onde irão os fios, os canos ou o dinheiro para a obra torna essa tarefa quase impossível — ou pior: arriscada!

Marketing sem o "Digital" ainda é Marketing, mesmo que 100% do potencial de lucro não seja explorado pela falta de ferramentas digitais.

Mas o "Digital" sem o Marketing é furada! Veja o início desse vídeo para entender melhor o que quero dizer:


Funil de Marketing

Principais conceitos de Marketing Digital

Funil de Vendas

Como eu também mostro no vídeo acima, o funil de vendas é uma representação das etapas pelas quais um cliente em potencial passa antes de fechar negócio com a marca:

Funil de vendas e suas etapas

O topo do funil é a parte mais ampla — a que atrai novos clientes em potencial. Após passar pelo meio do funil (convencimento), os leads são filtrados e concluem a compra no fundo do funil!

Persona

A persona é uma representação fictícia do perfil de cliente ideal — baseada em dados reais, mas inventada para que a empresa pense nas melhores formas de se comunicar com esse tipo de indivíduo dentro do público-alvo.

Já o público-alvo dá uma “visão aérea” e generalizada da audiência envolvida com a marca, enquanto o ICP (Ideal Customer Profile) usa métricas mais técnicas para identificar o tipo de consumidor que te trará mais ROI (já falarei disso!).

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Leads

Leads é como são chamados os clientes em potencial: as pessoas atraídas pelos conteúdos da marca na Internet que decidem se envolver com a mesma!

Quando um lead entra no funil de vendas (geralmente encantado pelo Marketing de Conteúdo), ele é qualificado até deixar de ser uma pessoa curiosa e se tornar um comprador de fato. Veja:


O que são leads? Saiba como nutri-los!

Palavras-chave

A palavra-chave é o termo que um usuário da Internet digita no buscador do Google, por exemplo, quando faz uma pesquisa.

GIF de pesquisa no Google

Se o que ele digitar for a palavra-chave de uma página do seu site, as chances de aparecer na busca orgânica são muito grandes!

Sabendo quais palavras suas personas pesquisam, dá para usar esses mesmos termos nos conteúdos criados pela marca para fazer com que tais conteúdos sejam encontrados justamente onde essas personas se encontram (e em diferentes etapas do funil de vendas)!

Dica: As 10 melhores ferramentas de palavras-chave + 1 presente

CTA (Call To Action)

CTA é a sigla para Call To Action (ou Chamada Para Ação em português) e deve ser adicionada em partes estratégicas dos conteúdos para motivar o usuário a realizar uma ação específica.

Um exemplo comum são as landing pages com formulários que pedem por informações de contato em troca de um material, como você pode ver na imagem a seguir:

Landing page para webinar de Masterclass Inbound Marketing

Tráfego

Tráfego não tem nada a ver com tráfico — a não ser que você esteja contrabandeando leads! Tráfego é o fluxo de pessoas atraídas e direcionadas para suas páginas na Internet.

Quando esse tráfego acontece sem nenhum custo financeiro, ele é chamado de tráfego orgânico. Já quando o dinheiro é investido em publicidade, ele vira tráfego pago.

PPC (Pay Per Click)

Falando em tráfego pago, PPC (ou Pague Pelo Clique) é o tipo de publicidade em que o anunciante paga um valor por cada clique em um anúncio!

Essa modalidade é vantajosa porque você só paga por reais possibilidades de conversão em vez de, por exemplo, impressões (visualizações) dos anúncios veiculados — o que pode sair caro.

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

CAC é um dos KPIs (falarei disso abaixo) mais importantes na medição de um negócio porque aponta o quanto custou para adquirir cada novo cliente através das ações de Marketing.

A partir dele, é possível calcular a lucratividade do negócio e redefinir preços, criar ofertas e evitar prejuízos! Para calcular o CAC, faça uma cópia gratuita da nossa planilha:

Calculadora de CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

ROI (Return on Investment)

O Retorno Pelo Investimento (ou ROI) é outro KPI usado para medir o lucro obtido em comparação ao dinheiro investido em uma ação ou projeto. Quanto maior o ROI, melhor!

Dica: Entenda qual é a relação entre ROI e Marketing Digital

KPI (Key Performance Indicator)

Chamados de KPIs, os Indicadores-Chave de Desempenho são diferentes valores usados para analisar se uma ação está sendo bem-sucedida ou não.

Como cada projeto tem suas próprias necessidades e expectativas, os KPIs monitorados podem ser vários (muito além do CAC e do ROI) e é por isso que acho importante falar também das estratégias do Marketing Digital a seguir:

Estratégias de Marketing Digital

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais efetivas do Marketing Digital porque usa a criação e a publicação de materiais valiosos para fazer com que os consumidores encontrem (e se apaixonem) pela marca.

Conteúdos assim ajudam a resolver problemas e acabam se tornando o combustível que inicia a relação de confiança com a marca (o que aumenta significativamente as chances de conversão!).

Leia o e-book gratuito sobre Marketing de Conteúdo aqui da Orgânica para saber mais:

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

SEO (Search Engine Optimization)

As palavras-chave que apresentei para você na seção anterior andam de mãos dadas com a estratégia de otimizar conteúdos para os mecanismos de buscas: o SEO!

Somado ao Marketing de Conteúdo, o SEO busca colocar páginas nas primeiras posições dos resultados de pesquisa do Google e outros buscadores (como o Bing ou Yahoo Search) de forma orgânica.

Marketing de Redes Sociais

Quando é preciso construir uma relação humanizada e realmente próxima do público-alvo com o objetivo de aumentar o engajamento, o Marketing de Redes Sociais funciona muito bem!

Afinal, as redes sociais permitem o compartilhamento de conteúdos, promoção de produtos e serviços, geração de leads e até atendimento aos clientes — ideias que você pode expandir com esse nosso material:

Guia prático: como usar as redes sociais para construir a imagem da sua empresa

E-mail Marketing

Conhecido no passado como "Mala Direta", o E-mail Marketing gera ainda mais tráfego e aumenta as chances de conversão através de envios altamente personalizados de e-mails para uma lista de contatos.

Inbound Marketing

Se o assunto for atrair potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes e educativos em diferentes formatos e plataformas, o Inbound Marketing é a estratégia que dá mais resultados na Internet!

Isso porque o Inbound Marketing reúne todos os conceitos do Marketing Digital que apresentei acima e permite que eles sejam aplicados por todas as ferramentas que mostrei até agora.

Para entender mais sobre o Inbound Marketing (e saber por que a Orgânica é especialista nessa estratégia), assista esse vídeo:


O que é Inbound Marketing e como fazer na sua empresa?

Ferramentas de Marketing Digital

Google Ads e Meta Ads

Pertencentes à Google e à Meta (empresa-mãe do Facebook), tanto o Google Ads quanto o Meta Ads são plataformas que permitem a criação, o gerenciamento e a análise de anúncios na Internet.

Inclusive, é possível criar anúncios em diversos formatos para serem exibidos em todo tipo de posição nessas plataformas: seja nos resultados das buscas do Google, quanto logo abaixo das publicações dos seus amigos no Instagram!

Google Analytics

A famosíssima ferramenta gratuita de análise de dados da Google, chamada Google Analytics, permite coletar informações sobre sites e o comportamento dos usuários:

  • Número de visitas;
  • Origens do tráfego;
  • Páginas mais acessadas;
  • Tempo em que as pessoas passam em cada parte do site…

Esses são só alguns dos dados que podem ser monitorados!

Semrush

Se a meta for entrar na cabeça da concorrência, Semrush é uma das melhores ferramentas para avaliar quais palavras-chave são relevantes nessa disputa, ou para aprender como melhorar o desempenho do site para atrair e reter mais visitantes.

Assim como as melhores ferramentas de Marketing Digital, Semrush serve para deixar o SEO brilhando, multiplicar o tráfego orgânico e aumentar as conversões!

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

HubSpot

Um dos jeitos de aumentar as conversões é automatizar fluxos de E-mail Marketing ou publicações nas redes sociais, e segmentar os usuários para que as pessoas certas recebam os conteúdos ideais nas melhores horas.

E a plataforma HubSpot é voltada para esses tipos de automações porque foi criada para aumentar a eficiência dos processos de vendas, gerar leads qualificados e melhorar a experiência dos usuários!

Mailchimp

O Mailchimp é uma plataforma parecida com a HubSpot, mas totalmente voltada para a automação de campanhas de E-mail Marketing ou Newsletters visando estreitar os relacionamentos com os leads e os clientes.

Você pode ver mais plataformas parecidas com o Mailchimp no conteúdo que indico abaixo, que lista as ferramentas mais úteis para transformar o conceito de Marketing Digital em uma realidade!

Dica: 11 plataformas de Marketing Digital para você conhecer!

Tendências de Marketing Digital

Inteligência Artificial

Um dos assuntos mais quentes na Internet é o rápido desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) para simular processos cognitivos humanos: da aprendizagem à comunicação com pessoas de verdade.

IA já está sendo usada no Marketing Digital para analisar dados com precisão, personalizar conteúdos, automatizar processos repetitivos e melhorar a eficiência de maneira geral sem aumentar os custos!

Conversational Marketing

Falando em melhorar a eficiência usando Inteligência Artificial, eu não poderia deixar de citar os programas de Conversational Marketing: algoritmos capazes de simular uma conversa humana através de mensagens de texto ou voz.

O Marketing Conversacional (como foi traduzido) está ganhando espaço principalmente pela necessidade de humanizar o contato com os clientes e melhorar a experiência deles nas plataformas de vendas.

Exemplo de atendimento ao cliente da Orgânica

Marketing Omnichannel

Para gerenciar com praticidade essas (e algumas outras) tendências de Marketing Digital, surgiu o Marketing Omnichannel para integrar todos os pontos de comunicação, divulgação e vendas das empresas, em um lugar só!

Independentemente dos canais utilizados (Instagram, WhatsApp, etc.), tanto o time de vendas quanto a equipe do Marketing têm acesso compartilhado às conversas e dados dos clientes em tempo real!

Dominar os conceitos de Marketing Digital é essencial!

Percebeu que o conceito de Marketing Digital é mais enraizado na aplicação de estratégias nas ferramentas digitais do que na sorte ou nos achismos?

Porque tem muito "profissional" por aí prometendo exatamente o que eu disse para você que o Marketing Digital pode fazer: acelerar resultados.

Isso parece fácil pela parte "Digital" do Marketing: por causa das ferramentas que elevam uma campanha comum às possibilidades quase infinitas da Internet!

Mas se você acelera o passo sem saber para onde está indo (ou seja, sem os fundamentos do Marketing que dão um norte para seus investimentos), você pode estar acelerando na direção de um precipício!

Afinal, não dá para pedir para alguém construir uma casa usando só um martelo, né? É preciso estudar o terreno, criar uma planta-baixa, e só então escolher quais ferramentas trarão o maior Retorno Pelo Investimento.

O lado bom disso tudo é que agora você sabe:

  • Quais são os principais conceitos do Marketing Digital;
  • Em quais estratégias você pode aplicar esses conceitos;
  • E com quais ferramentas você poderá transformar essas estratégias em uma história de sucesso!

Desde que você não pare de se atualizar nas tendências do Marketing Digital, você sempre manterá uma vantagem competitiva no mercado virtual!

E para te ajudar a alcançar esse objetivo, conte com nossa agência de Marketing Digital:

Os especialistas da Orgânica estão prontos para identificar as potencialidades da sua empresa e sugerir otimizações na sua estratégia através do nosso Diagnóstico + Consultoria de Marketing Digital grátis. Solicite um contato agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.