HubSpot e Inbound Marketing: saiba como usar a ferramenta


Guilherme de Bortoli

Por   

 20/02/2023 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Quando você conhece Inbound Marketing e se depara com uma série de conceitos, como e-mail marketing, tráfego pago, SEO… tudo junto e misturado em uma mesma estratégia, ainda que você seja organizado, provavelmente terá dificuldade para equilibrar os pratos ao executá-la.

Equilibrar os pratos

Foi por esse motivo que surgiram as ferramentas de automação: para otimizar a gestão e integrar, em um só local, diferentes atividades de Inbound Marketing.

Dentre todas, uma das ferramentas mais famosas e eficazes é o HubSpot. Que tal conhecê-la um pouco mais de perto e entender como ela pode ajudar você?

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

O Marketing antes do HubSpot

Antes de começarmos a falar do HubSpot, o óbvio precisa ser dito porque, muitas vezes, estamos tão acostumados que acaba passando despercebido. Não é?

Partindo do princípio de que as pessoas não gostam de ser interrompidas por propagandas, pare só um pouco para pensar comigo: quantas vezes por dia nós somos interrompidos das mais variadas formas, durante a realização das mais diversas atividades, seja a lazer, trabalho ou estudo?!

Pense na distribuição de panfletos no centro da cidade, que nos atrapalha não apenas quando estamos com pressa, mas também nos momentos em que estamos com mais calma.

Da mesma maneira, quem nunca perdeu um pouco ou, até mesmo, toda a sua paciência ao se desconcentrar do que estava fazendo por causa de uma ligação de telemarketing, achando que se tratava de uma ligação importante?!

Pois é, com certeza o problema não é só comigo. O mais curioso é que, se até hoje as propagandas de muitas empresas funcionam única e exclusivamente dessa forma, eram apenas nesses moldes que o marketing atuava, pelo menos, até os anos 2000.

Foi então que Brian Halligan, investidor de algumas startups na época, passou a notar que as pessoas estavam cada vez mais empenhadas em fugir dessas propagandas — e, quando falo em propaganda, é em todos os formatos possíveis!

Para entender esse contexto mais a fundo, assista à minha masterclass gratuita sobre Inbound Marketing


Inbound Marketing

Afinal, o que é HubSpot?

No ano de 2004, Brian conheceu Dharmesh Shah e, juntos, trocaram algumas ideias que os levaram à conclusão de que as pessoas querem consumir conteúdos que ajudem a resolver problemas — parece óbvio, mas nem tanto!

Com isso em mente, eles passaram a produzir e divulgar estratégias focadas em um Marketing de Conteúdo que atraísse o consumidor para os canais de comunicação da empresa, fornecendo soluções relevantes. Eles foram pioneiros, inclusive, no uso do termo Inbound Marketing!

Em 2006, a empresa HubSpot foi fundada e, com ela, uma ferramenta de Inbound Marketing capaz de automatizar, gerenciar e integrar as tarefas e etapas da estratégia em um único local, permanecendo até hoje entre as principais do mundo. Mas como utilizá-la na sua estratégia? Descubra agora:

Como usar o HubSpot na estratégia de Inbound Marketing?

Para aplicar o Inbound Marketing, você acaba precisando conciliar muitas atividades, mas algumas delas podem ser realizadas com mais praticidade e organização. Quem não gostaria de uma mãozinha para manter os pratos girando de forma equilibrada?!

Manual do Inbound Marketing

Ainda que em um primeiro momento, na etapa de atração, a automação não seja tão indispensável quanto nas demais etapas — afinal, ela basicamente consiste em produzir e distribuir conteúdo —, esse pontapé inicial pode ser dado de uma forma muito menos trabalhosa com o HubSpot Marketing, que ajuda em tarefas como distribuição nas redes sociais e blogs, oferecendo até relatórios da performance obtida.

Já a nutrição de leads é, certamente, o que mais demanda funções do HubSpot CRM ou HubSpot Sales porque, após atrair e gerar uma base de leads, se iniciam as atividades de segmentação e criação de fluxo de comunicação com cada lead através da ferramenta de automação, onde você pode cruzar os envios de outros conteúdos e mantê-lo interessado em fechar negócio com a sua empresa. Também é aí que se intensificam as atividades de agendamento de tarefas, rastreamento dos e-mails enviados e registro das interações realizadas. Legal, né?

Dentre as diversas opções de ferramentas de automação disponíveis no mercado, uma vantagem que faz o HubSpot se destacar é a sua possibilidade de personalização.

A seguir, você vai ver que, nessa ferramenta, há uma maior liberdade tanto criativa quanto técnica para a elaboração da estratégia de Inbound Marketing, o que deixa o planejamento menos “engessado” em fórmulas prontas e ainda facilita o seu trabalho. Vem comigo e confira, com mais detalhes, algumas das principais funcionalidades do HubSpot!

Dica: Como o planejamento de comunicação da sua empresa afeta diretamente seu lucro?

Hubspot Marketing

Começando pelo HubSpot Marketing, essa é a ferramenta que possibilita aumentar o tráfego, converter mais visitantes em leads e realizar o Inbound Marketing de forma completa. Ou seja: o Marketing Hub ajuda desde a criação, otimização e distribuição de conteúdo até a automação de tarefas que, sem ele, seriam feitas manualmente.

Para mim, dentre as suas principais soluções, estão: a criação de formulários e landing pages, o disparo de e-mails e a segmentação de leads. Dá uma olhada:

Dashboard

O dashboard permite ter uma visão geral de todas as estatísticas, gráficos e relatórios de desempenho sobre:

  • Fontes de tráfego de visita ao site por dia;
  • Total de sessões por dia (com detalhamento de origem em um intervalo de datas);
  • Sessão por tipo de dispositivo;
  • Total de sessões por país;
  • Novas sessões ou sessões de visitantes que retornaram;
  • Taxas de envolvimento dos visitantes;
  • Total de exibições de landing pages e envios de formulário;
  • Melhores landing pages;
  • Posts de blog por maior número de exibições;
  • Total de exibições e taxa de rejeição do post de blog;
  • Total de e-mails enviados, abertos e clicados;
  • Principais e-mails enviados;
  • Total de contatos com comparativo de tempo;
  • Melhores personas.

É muita coisa, né? E ainda tem mais! Mas pense que, além de poder selecionar filtros e acessar mais detalhes com apenas alguns cliques, você pode visualizar todas essas informações assim:

Gráfico com visualização de sessões

Gerenciamento de contatos

Também é possível acessar e registrar informações relacionadas à sua lista de contatos, como nome, e-mail, número de telefone… e diversos filtros para facilitar o gerenciamento:

Filtros para segmentar contatos

E para identificar contatos qualificados, basta adicionar critérios de pontuação que, através do lead scoring — que atribui pontos para as características do perfil do lead e para as ações dele —, é possível entender em que etapa do funil de vendas cada lead está e encaixá-lo no fluxo de automação mais adequado.

Dica: O que é funil de vendas e como isso pode impactar no sucesso do seu negócio?

Gerenciamento de conteúdo

Em um só lugar, é possível criar, agendar e obter relatórios precisos para entender se você está no caminho certo durante as suas ações de:

  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • SEO;
  • Anúncios (no Google, Facebook, Instagram…);
  • Captura de leads (criação de landing pages, formulários e CTAs).

Ainda é possível receber recomendações de SEO para obter mais tráfego, usar ferramentas de design e pastas para armazenar arquivos, entre outras funcionalidades.

Na ferramenta de e-mail marketing especificamente, dá para pré-visualizar o e-mail em diferentes tipos de dispositivos, fazer envios de teste, agendar os envios, personalizar com o nome de cada lead (ou demais dados de contato) e receber sugestões de otimização.

Dashboard com ferramenta para e-mail marketing

Após isso, você também pode analisar as informações coletadas, como taxa de abertura, cliques, respostas… e, claro, fazer melhorias!

Conexão com as redes sociais

Aqui, você consegue agendar várias publicações de uma só vez no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, mas não só isso:

Também dá para ver todas as informações dos seus principais posts — publicados através do HubSpot ou diretamente nas redes sociais —, como impressões, interações (curtidas e comentários), compartilhamentos, cliques e novos contatos (conversões).

Dashboard com gestão das redes sociais

Relatórios

Conhecer a si mesmo é fundamental, mas o que você acharia de ter à disposição um relatório completo das forças e fraquezas dos seus concorrentes em suas respectivas estratégias de Marketing Digital?

Essa é uma das possibilidades no plano Enterprise apenas, mas começando gratuitamente, você já tem acesso a análises de tráfego e conversões.

Opções de ferramentas de análise

HubSpot CRM

Quem disse que CRM só serve para o time de vendas gerenciar contatos?! O HubSpot CRM é totalmente grátis e inclui ferramentas para geração de leads:

  • Gerenciamento de anúncios;
  • Landing pages;
  • Formulários;
  • Modelos de e-mail marketing;
  • Bate-papo ao vivo e criador de chatbots (sem precisar programar!);
  • Chamadas no app e rastreamento de chamadas;
  • Orçamentos;
  • Agendamento de reuniões;
  • Gerenciamento de contatos e tarefas;
  • Atividade dos contatos no site;
  • Painel de relatórios.

Aliás, com os relatórios, fica muito mais fácil saber quais fontes de tráfego (e-mails, redes sociais, páginas…) estão levando a mais conversões e usar isso para aumentar ainda mais esse indicador.

Assim, você não só gerencia, mas evolui seu relacionamento com leads e clientes! Então segue aqui comigo, que agora vou apresentar uma visão geral das possibilidades de uso que essa ferramenta pode proporcionar a você:

Registro de contatos

Adicionando apenas o nome e o site da empresa com que você tem contato, o HubSpot buscará informações complementares de grande utilidade em um banco de dados com dezenas de milhões de empresas. Além de outros dados, ele informa:

  • Área de atuação;
  • Página no LinkedIn, Twitter, etc.
  • Número de telefone;
  • Endereço;
  • Fuso-horário;
  • Número de funcionários;
  • Receita anual.

Webinar como gerar resultados com o Inbound Marketing

Rastreamento de e-mails

Imagine ter o registro de todos os e-mails enviados de forma automática, organizado por contato? Tudo isso sem que você precise se preocupar em registrar em uma planilha.

Essa é mais uma funcionalidade que o HubSpot CRM dispõe. Basta adicionar uma extensão do Google Chrome e pronto: todos os e-mails serão gravados automaticamente no histórico daquela empresa que você cadastrou. Ah! Mais um detalhe: a extensão ainda avisa logo que o lead abre um e-mail.

Registro de interações com o lead

O registro de interações permite, por meio do histórico do lead, segmentar a estratégia de Inbound Marketing, direcionando o que realmente interessa a ele (e evitando encaminhar conteúdo irrelevante).

Agendar e gerenciar tarefas

O HubSpot também ajuda você a organizar sua rotina de trabalho, e isso acontece através do agendamento e gerenciamento de tarefas. Você ainda pode estabelecer e gerenciar prioridades, vinculando aos seus contatos ou empresas.

Gerenciamento de pipeline

A funcionalidade de negócios do HubSpot CRM fornece uma visão geral das suas vendas, permitindo acompanhar o avanço. A ferramenta ainda possibilita gerenciar oportunidades e probabilidades de vendas.

Já imaginou vender mais, apenas entendendo mais sobre o seu cliente? Então confira também o nosso livro digital:

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

HubSpot Sales

Por último (mas não menos importante), o Sales Hub permite centralizar as informações recebidas em diversos canais.

Sua estratégia de Inbound Marketing é potencializada quando essa ferramenta é associada ao HubSpot Marketing e ao CRM, dando uma visão total do processo, desde a atração até a conversão.

Algumas funcionalidades que o Sales Hub disponibiliza são:

Dashboard

  • Total de contatos no funil de vendas;
  • Taxa de conversão conforme a etapa do funil;
  • Negociações em andamento;
  • Tarefas pendentes;
  • Produtividade do time de vendas.

Acompanhamento da produtividade

Para observar o desempenho do time de vendas por tarefas, reuniões, chamadas e e-mails, há 3 ferramentas:

  • Projetos: possibilita a criação de checklists, definição de prazos e a atribuição de responsáveis para cada tarefa, utilizando a metodologia kanban;
  • Calendário: permite uma visão geral das ações realizadas e agendamentos futuros de cada ação;
  • Campanhas: facilita a análise de resultados da campanha em cada canal, disponibilizando métricas para avaliar o impacto em termos de tráfego e conversão, tanto em leads quanto em clientes.

Planilha calculadora de leads

Conclusão

É possível iniciar e dar seguimento a uma estratégia de Inbound Marketing sem uma ferramenta de automação, mas, com certeza, o efeito de organização que o HubSpot proporciona torna as suas ações mais assertivas.

Há ainda outras ferramentas disponibilizadas pelo HubSpot e diferentes planos de assinatura, porém, seu uso depende da estratégia traçada e do orçamento disponível, então é importante avaliar cada caso. Por isso, antes de finalizar, tenho um bônus para você!

Quer saber o nível de maturidade do Marketing Digital da sua empresa? Receba gratuitamente uma consultoria da Orgânica com diagnóstico do seu negócio.

Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.