As 10 melhores ferramentas de palavras-chave + 1 presente


Rodolfo Benetti

Por   

 19/10/2023 

Com mais de 13 anos de experiência, é responsável pelas estratégias de marketing dos clientes da Orgânica.

✓ Conteúdo criado por humano

As palavras-chave já são velhas conhecidas dos profissionais de Marketing Digital. Mas será que seu time já explora todo o potencial das diversas ferramentas que ajudam a identificá-las?

Se a sua resposta não foi um “sim, com certeza” bem confiante, então você precisa ler este artigo até o fim, para entender como as melhores ferramentas de palavras-chave podem fazer com que seu negócio apareça e venda muito mais.

Além de te contar como usar essas ferramentas incríveis para conquistar seus objetivos de Marketing e vendas, trago um presente que vai acelerar os resultados da sua empresa. 🎁

Você não vai perder, certo? Boa leitura!

O que são palavras-chave?

Palavra-chave é aquilo que as pessoas digitam no Google (ou em outro buscador) para encontrar algum resultado que responda suas dúvidas e necessidades.

Também chamadas de keywords, elas são um importante instrumento para a criação de uma boa estratégia de Marketing e vendas e permitem que você entenda o comportamento do seu público-alvo, quais perguntas ele busca por respostas e, claro, como a sua empresa pode ajudar a resolver seus desafios.

 

 

Exemplo de Palavra-Chave

As palavras-chave podem ser formadas desde uma única palavra até uma frase longa.

Por exemplo, se você decide abrir um restaurante, precisará sinalizar devidamente o local. Para encontrar os melhores fornecedores, atendendo critérios qualitativos e de preço, você poderá pesquisar pela palavra "placas de sinalização".

O termo utilizado para a pesquisa é a palavra-chave.

Qual a importância das Palavras-Chave?

Os consumidores de hoje estão acostumados a fazer pesquisas na Internet antes de decidirem comprar um produto ou serviço — seja para saber informações técnicas ou sobre a experiência de outros clientes —, tornando os buscadores o principal ponto de contato entre eles e o mercado no mundo digital.

Não são necessárias grandes explicações: você já entendeu que o domínio das palavras-chave aumenta diretamente as vendas de qualquer empresa. E não é pouco!

Na Orgânica, essa estratégia é muito importante para bater as nossas metas de crescimento. Utilizando SEO, conquistamos o topo do Google e aumentamos 184% as vendas!

De 0 a 50 mil visitas por mês: a Orgânica no topo do Google

Uma estratégia de palavras-chave focada em SEO normalmente tem como objetivo principal alcançar as primeiras posições. A explicação para isso é bem simples: quem aparece primeiro costuma receber mais visitas e, consequentemente, mais potenciais clientes.

Pense no seu próprio comportamento como usuário: ao fazer uma pesquisa no Google, você costuma clicar nos resultados que estão nas posições de 1 a 3, ou nos que estão na 10a posição?

Isso sem contar as outras oportunidades que existem na página de resultados do Google, ou SERP (Search Engine Results Page), como:

  • Posição Zero (Featured Snippet);
  • “As pessoas também perguntam”;
  • Resultados em vídeos e imagens, etc.

Orgânica no Google para sites de Marketing Digital

A importância de aparecer no Google (e em outros mecanismos de busca)

É comum que sites que possuam conteúdos relevantes e estejam bem posicionados no ranqueamento do Google, passem a ser vistos como referências de mercado:

"Você é o primeiro resultado que encontrei e é a partir de você que vou esclarecer todas as minhas dúvidas!"

Por isso, se você quer tornar a sua empresa uma verdadeira referência, é importantíssimo estar bem posicionado, publicando conteúdos bem escritos, de qualidade e que gerem vendas.

Esse é um processo longo, mas viável. Os ótimos resultados que alcançamos na Orgânica, tanto os que te contei anteriormente, como também os dos nossos clientes, só são possíveis porque dominamos as melhores ferramentas e possuímos a equipe multidisciplinar necessária, com profissionais capacitados em planejamento, estratégia, redação, design, mídia paga, SEO e tecnologia.

Até o final desse artigo, te apresentarei as 10 melhores ferramentas para planejamento e pesquisa de palavras-chave, além de informações importantes para que você consiga alcançar sucesso, assim como nós!

Como aparecer no Google?

De forma resumida, existem duas formas de aparecer no Google:

  1. Organicamente: conquistando o mérito de aparecer nas primeiras posições, sem que haja patrocínio direto ao Google, o que chamamos de SEO (Search Engine Optimization);
  2. Através de anúncios: patrocinando o Google para veicular os anúncios da sua empresa através do Google Ads.

Independentemente do caminho, as palavras-chave são fundamentais para a estratégia digital de qualquer empresa que deseja ser encontrada de forma mais acertada.

É por meio delas que clientes em potencial podem localizar o seu site para analisar os serviços ou produtos oferecidos, normalmente, em base de comparação com outras empresas.

E o ideal é que toda empresa utilize as duas formas: orgânica e paga. Assim, se aumenta as probabilidades de sucesso, diminuindo os impactos negativos do já conhecido aumento anual de custos dos anúncios, o que impacta diretamente no CAC.

Mas não basta aparecer no Google, conseguir ficar entre os primeiros resultados de busca é fundamental, já que os potenciais clientes acessam com mais frequência os sites em destaque.

Então, se você souber usar as palavras-chave corretamente nos conteúdos do seu site e nas campanhas de links patrocinados, vai aumentar as suas chances de sucesso e geração de novos negócios!

Com uma estratégia de SEO

Para ser encontrado por potenciais clientes, você precisa fazer a sua empresa se tornar relevante e, nesse processo, é mais do que fundamental saber como fazer um bom uso das palavras-chave utilizadas por eles nas consultas feitas nos buscadores.

O SEO é o nome que se dá a um grande conjunto de técnicas que visam otimizar os diferentes aspectos da sua presença digital, colocando em ênfase a sua empresa através dos termos desejados.

Funciona assim: a pesquisa de palavras-chave ajuda a identificar os termos e frases que seu público-alvo mais utiliza ao tirar dúvidas, buscar produtos ou serviços relacionados ao seu negócio.

A partir de então, o SEO, ou Otimização para Mecanismos de Busca, consiste em aprimorar o conteúdo, o link building e os elementos internos do seu site, por exemplo, levando em consideração a intenção de busca do usuário.

Uma estratégia de SEO bem definida, apoiada em boas ferramentas de palavras-chave, tem o potencial de trazer resultados realmente fora da curva.

Ao otimizar seu site com essas palavras-chave, você aumenta muito suas chances de aparecer nas primeiras posições dos resultados do Google!

Isso não apenas aumenta a visibilidade da sua empresa, mas também atrai o que chamamos de tráfego qualificado. Ou seja: pessoas que estão genuinamente interessadas no que você oferece e mais propensas a gerar algum tipo de conversão.

Através de um trabalho profissional, o seu site conquistará as melhores posições da lista de resultados de forma orgânica.

Inclusive, um jeito de acelerar esse processo é utilizando técnicas que melhoram a indexação do site:

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Com links patrocinados (PPC)

O Google Ads, antes conhecido como Adwords, é uma ferramenta que funciona com base no pagamento pela veiculação de anúncios, sendo o pagamento por clique (PPC) um dos mais comuns, no qual você paga somente quando alguém clica no seu anúncio.

Essa ferramenta possui um conjunto de soluções para anunciantes, mas a mais importante para quem deseja aparecer no Google é a rede de pesquisa.

É através dessa solução que você poderá anunciar nos resultados do Google e do YouTube, por exemplo.

Na prática, uma estratégia de links patrocinados envolve a criação de anúncios atrativos e relevantes, exibidos na SERP quando as pessoas pesquisam palavras-chave relacionadas ao seu negócio.

E, como você deve imaginar, a pesquisa de palavras-chave desempenha um papel fundamental aqui.

Afinal, ela ajuda a identificar os termos que seu público-alvo mais utiliza ao buscar os assuntos sobre os quais você fala no seu site ou blog.

Apesar de gerar um tráfego pago, as ferramentas de anúncio costumam oferecer opções avançadas de segmentação, como localização geográfica, idade, interesses e muito mais.

Isso permite que você direcione seus anúncios para um público bastante específico, faça testes e explore as possibilidades com maior potencial de conversão!

Dica: Como investir em links patrocinados?

O poder do Top 3

Como reforcei anteriormente, estar nas primeiras posições dos resultados de busca, especialmente entre os três primeiros resultados, é o objetivo primordial em qualquer estratégia de SEO.

Isso porque a taxa de cliques nas primeiras posições é significativamente maior do que aquelas que aparecem após o Top 3.

Resultados orgânicos do Google

CTRs médios para cada posição orgânica no Google

Existem algumas razões que, em geral, explicam esses números:

  • Não é preciso rolar a página para ver os primeiros resultados, tornando o acesso a eles mais prático que os outros que estão mais abaixo;
  • Os usuários confiam mais nos resultados que aparecem no topo da página, presumindo que esses sites são os mais relevantes para suas consultas.

Por isso, conquistar uma posição no Top 3 contribui para o aumento da visibilidade do seu site e também da credibilidade perante os visitantes!

A influência da SERP

Além da posição no ranking, a página de resultados do mecanismo de pesquisa dispõe de outros recursos para mostrar as respostas mais relevantes ao usuário que faz a busca.

Já reparou que, ao pesquisar alguns assuntos específicos, o Google mostra resultados no formato de vídeos, imagens ou respostas diretas no “As pessoas também perguntam”?

Veja como fica a SERP para uma consulta sobre “leads”, feita recentemente:

Orgânica no Google para leads

Por isso, é importante considerar as features da SERP e também usar elementos de quebra de texto, como imagens e vídeos ao longo do seu conteúdo, para aumentar suas chances de ganhar posições estratégicas!

Dica: 8 dicas para fazer sua empresa aparecer no Google

Como escolher palavras-chave?

A definição sobre quais palavras-chave serão usadas é um trabalho contínuo, que deve ser constantemente revisitado no seu planejamento de Marketing.

Tanto na busca orgânica como nos links patrocinados, as suas campanhas precisam ter as keywords certas para um bom posicionamento do site e alcance do público-alvo.

Se você não tiver cuidado, vai apenas perder tempo e dinheiro, com baixo ou nenhum retorno. Os termos precisam estar relacionados ao seu negócio de alguma forma, respeitando o funil de vendas e os objetivos da campanha.

Com as ferramentas de palavras-chave, é possível analisar o volume de buscas de cada termo, por exemplo. Então vale estudar os tipos de keywords, tomando cuidado com demandas muito baixas ou com pouca relevância.

A competitividade também deve ser um alerta: palavras muito amplas podem atrair o público errado, bem como gerar custos desnecessários para a campanha. Na outra ponta, a cauda longa deve ser escolhida quando há público para elas.

De maneira geral, sempre que você precisar fazer pesquisas de palavras-chave, recomendo que siga esses passos:

  1. Compreenda o objetivo: primeiro, entenda o que deseja alcançar através do conteúdo. O foco é aumentar vendas, gerar tráfego, criar relacionamento com um novo público? (Existem muitas alternativas!);
  2. Conheça seu público: identifique seu público-alvo e diagnostique suas dores, necessidades e desejos. (Quais termos ele usaria para tirar dúvidas sobre essas questões?);
  3. Pesquise nas ferramentas: use ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como as que te mostrarei mais adiante, para encontrar termos relacionados ao seu nicho e público;
  4. Descubra a intenção do usuário: aqui, é necessário exercitar o senso crítico para entender o que a pessoa deseja ao pesquisar e, assim, avaliar o que faz sentido estar em um conteúdo do seu site;
  5. Diversifique as palavras-chave: sempre que possível, pesquise variações e sinônimos para ampliar seu alcance e evitar que os conteúdos fiquem repetitivos;
  6. Avalie a concorrência: não deixe de conferir quais sites estão classificados para as palavras-chave que você selecionou. Entenda o que eles fazem diferente e saiba que, se a concorrência for muito alta, pode ser mais difícil ranquear;
  7. Acompanhe e ajuste: após usar as palavras-chave nas estratégias de SEO e PPC, monitore o desempenho dos conteúdos e campanhas para fazer ajustes conforme necessário.

Dica: Potencialize resultados com SEM (Search Engine Marketing)!

Como fazer uma pesquisa de palavras-chave?

Para realizar a sua pesquisa de forma eficiente e ser capaz de posicionar seu site no Top 3 da SERP para palavras-chave estratégicas, é preciso ter em mente quem são suas personas, quais são os objetivos e metas de Marketing da sua empresa e qual é o planejamento para alcançá-los.

Vou explicar um pouco mais sobre esses tópicos:

Estude suas personas

As personas são perfis de personagens semifictícios, que representam os consumidores ideais da sua empresa.

É possível fazer um estudo considerando as informações atuais do seu negócio e da sua base de clientes ou, no caso de empresas que não têm um histórico de dados, considerar a concorrência ou criar um perfil hipotético para testar.

Nesse estudo de personas, são levantadas características relevantes do público, quais são os fatores que influenciam em sua decisão de compra e outros aspectos da sua vida.

Entre os dados reunidos para criar as personas do negócio, estão:

  • Qual a faixa etária;
  • Qual a profissão;
  • Quais são seus objetivos;
  • Como é sua rotina;
  • Quais são suas maiores necessidades;
  • Quais são seus desafios;
  • Quais são suas objeções de compra;
  • Como a sua empresa pode ajudar com esses desafios;
  • Que tipo de conteúdo consomem;
  • Qual é a linguagem mais adequada para esses conteúdos;
  • Onde buscam por informações, etc.

Jornada de compra: guia completo para criar a da sua buyer persona

Pode ser que você consiga definir mais de uma persona, e isso não é um problema. É importante, no entanto, avaliar quais são as diferenças entre esses grupos e atuar de forma personalizada junto a cada um deles!

— E o que isso tem a ver com as palavras-chave, Rodolfo?

Tudo, meu caro leitor!

Afinal, ao conhecer as informações mais importantes sobre as personas, você consegue entender que tipo de assunto as interessa, quais dificuldades seus produtos e conteúdos podem solucionar, entre outras questões relevantes para a definição das palavras-chave a serem usadas.

Dica: Buyer Persona: como identificar seu cliente ideal?

Estabeleça objetivos e metas

Ter um objetivo de Marketing claro também é um passo importante antes de começar a estudar as palavras-chave.

Se a sua proposta é apenas aumentar o tráfego das suas páginas, por exemplo, é possível que keywords relacionadas principalmente com as estratégias de atração e topo de funil sejam eficientes.

Essas palavras geralmente têm um maior volume de busca, por serem mais abrangentes e não tão específicas a respeito de seus resultados e da intenção do usuário.

No entanto, se o seu objetivo for aumentar a quantidade de leads qualificados e oportunidades de venda, a criação de conteúdos voltados para assuntos mais específicos e direcionados pode ser a melhor opção.

Nesse contexto, é comum que as palavras-chave utilizadas tenham um volume de busca menor, apesar de atraírem um público mais segmentado.

Todos esses detalhes ajudarão a nortear a pesquisa de palavras-chave!

Obviamente, algumas das ferramentas que mostrarei podem trazer insights valiosos de termos de busca que ainda não haviam sido considerados. É sempre importante estar alerta para essas oportunidades que parecem “escondidas”.

No entanto, uma coisa é certa: quanto mais claro for o seu objetivo de Marketing e as suas personas, maiores serão as chances de você focar nos termos mais estratégicos para o seu negócio!

Elabore um planejamento

Ainda seguindo a lógica do objetivo de Marketing, ter um planejamento também é importantíssimo para iniciar o processo de pesquisa de palavras-chave.

Nesse planejamento, é interessante que você pontue questões como:

  • Quais serão os produtos ou serviços de foco;
  • Qual é o plano de comunicação do trimestre;
  • Quais estratégias serão usadas;
  • Quem são seus concorrentes;
  • Que tipo de conteúdo será usado;
  • Qual será o orçamento.

Com essas informações em mãos, você poderá fazer uma pesquisa mais eficiente e focada, e definir exatamente de quanto em quanto tempo será necessário refazer o estudo de palavras-chave.

Nesse planejamento, não se esqueça de avaliar quem são seus concorrentes diretos e indiretos — aqueles que não concorrem com você em produto ou serviço, mas em palavras-chave — , e fazer uma pesquisa para entender como eles estão se comportando no digital, quais são suas ações de Marketing, para quais termos eles costumam ter um bom ranqueamento, etc.

Isso poderá, inclusive, te dar algumas ideias e nortear sua estratégia de palavras-chave!

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

Quais são os tipos de palavras-chave?

As palavras-chave são separadas por três categorias: head tail, middle tail e long tail. Elas são diferenciadas pelo tamanho, o que afeta os resultados das buscas.

  • Head tail: a categoria de head tail ou cauda curta é a mais concorrida nas buscas porque traz termos mais simples e curtos, com uma ou duas palavras, geralmente. Elas descrevem um contexto de forma direta, geral e ampla — “Marketing Digital”, por exemplo;
  • Middle tail: as keywords de middle tail — ou cauda média — se referem a termos mais específicos, sendo mais alinhada às buscas do usuário. A concorrência geralmente é menor, mas ainda oferece certo desafio. Um exemplo é “estratégias de Marketing Digital”;
  • Long tail: as palavras de long tail ou cauda longa têm um grau elevado de especificidade, atingindo um objetivo de busca com exatidão. São termos com baixa concorrência, várias palavras e que geralmente são buscados pelo público-alvo efetivo — como “agência de Marketing Digital em São Paulo”.

É comum que as head tails, por serem mais abrangentes e menos específicas, tenham um maior volume de busca e sejam capazes de aumentar o tráfego das suas páginas.

No entanto, nem sempre esse será o melhor contexto de investimento para a sua empresa. Essa avaliação precisa ser feita minuciosamente e dependerá do seu objetivo de Marketing: se você quer aumentar o tráfego indiscriminadamente, estratégias com head tail podem ser mais interessantes.

Mas, por outro lado, se o seu objetivo é trazer um público muito mais segmentado e próximo do processo de decisão de compra, pode ser mais interessante trabalhar com palavras long tail, que têm um volume de busca menos expressivo, mas que trazem pessoas muito mais interessadas no que a sua empresa tem para oferecer, aumentando assim o seu potencial de venda.

Todos esses detalhes precisam ser considerados antes de iniciar a sua pesquisa de palavras-chave: tenha seu objetivo em mente para, a partir daí, listar os termos mais estratégicos para o seu negócio.

Dica: Como uma agência de SEO ajuda a impulsionar seu negócio

O papel das ferramentas de palavras-chave

É possível pensar em algumas palavras-chave e criar uma lista? Sim. Inclusive, essa é uma estratégia comumente usada por várias empresas.

No entanto, as ferramentas de palavra-chave seguem sendo fundamentais nesse processo: elas ajudarão você a validar os termos de busca que você levantou e entender quais são os mais acertados para o seu negócio, considerando sua persona, seus objetivos e seu planejamento.

Algumas ferramentas oferecerem sinônimos que podem ser trabalhados em conteúdos e anúncios, para atrair ainda mais possíveis consumidores.

Essas ferramentas de palavras-chave são essenciais para a estruturação de uma estratégia de Marketing eficaz e realmente focada nos objetivos da empresa.

É por meio delas que você conseguirá ter uma visão muito mais ampla do potencial de cada um dos termos que serão trabalhados, por meio do volume de busca, previsões de tráfego e até cálculo do custo por clique.

Ferramentas de Marketing Digital indispensáveis para sua estratégia

Ver previsões de tráfego

As previsões de tráfego e impressão costumam considerar o orçamento da campanha, a periodicidade, o histórico de qualidade dos anúncios e o seu lance disponível.

Com essas informações, é possível ter uma estimativa de como será o desempenho da campanha caso seja executada.

Ainda dentro de previsões, é possível encontrar alguns outros termos essenciais que precisam ser esclarecidos para fazer boas escolhas em uma campanha de anúncios, por exemplo:

  • Cliques: representam o número de cliques que o seu anúncio poderá receber diariamente caso a palavra-chave seja usada;
  • Impressões: representam a frequência com que aquele anúncio poderá ser exibido diariamente. As impressões são contabilizadas sempre que o seu anúncio for visto em uma página de resultado de pesquisa;
  • Taxa de cliques (CTR): é a proporção entre o número de cliques no seu anúncio e a quantidade de vezes que ele poderá ser visto (impressões);
  • Custo: é a estimativa de valor que será gasto diariamente com a palavra-chave;
  • Custo médio por clique (CPC): é o valor que você pagará pelos cliques que serão feitos no seu anúncio. É comum que esse valor seja ajustado automaticamente, dependendo das variáveis que manterão ou não o seu anúncio em destaque.

Acompanhar volume de busca

Quando trabalhamos com palavras-chave, o volume de busca é um fator determinante na escolha ou descarte de um termo.

As ferramentas de palavras-chave apresentarão quais são os termos com um volume de busca maior para que você consiga fazer escolhas mais conscientes e embasadas em números.

As palavras que têm maior volume de busca, muitas vezes, podem ser responsáveis por aumentar o seu tráfego. No entanto, não é raro que elas sejam muito mais concorridas, por serem bastante abrangentes.

Calcular o custo por clique

Como falei há pouco, um dos benefícios das ferramentas de palavras-chave é a possibilidade de calcular qual será o seu custo por clique.

Em uma estratégia de mídia paga, tanto no Google Ads quanto no Meta Ads, por exemplo, você precisará saber quanto cada clique custará para a sua empresa em média e, a partir daí, visualizar se o termo é a melhor opção para fazer seu anúncio.

Para que esse cálculo faça sentido, é interessante que você já tenha em mãos o orçamento da campanha.

Assim, será possível ter uma visão muito mais realista dos possíveis cenários, podendo direcioná-la para aquilo que realmente faça sentido para o momento atual da sua empresa.

Dica: Métricas e Indicadores de Marketing Digital: saiba como usar

Ver sinônimos

Algumas ferramentas de palavras-chave ajudam a identificar sinônimos e palavras com maior potencial de trabalho durante a pesquisa.

É comum que, ao buscar um termo para entender qual é o seu potencial de tráfego, as ferramentas apresentem outras alternativas dentro daquele mesmo contexto para a sua empresa.

Se você pesquisa por uma head tail, por exemplo, pode receber algumas sugestões de middle e long tail interessantes sobre o mesmo assunto.

Como as palavras-chave podem ajudar sua empresa?

O uso de palavras-chave ajuda as empresas a atuarem de diferentes formas no mercado.

Para isso, é imprescindível que seja feito um estudo minucioso para levantar os termos mais estratégicos e interessantes para o negócio.

Infelizmente, não é raro encontrarmos empresas que ainda não se atentaram para a necessidade de trabalhar esses termos da melhor forma possível.

Por esse motivo, decidi pontuar quais são os benefícios e como pode melhorar os resultados da sua empresa:

Entender melhor o seu público

Um dos primeiros benefícios da pesquisa de palavras-chave é a possibilidade de entender melhor o seu público.

Por meio dessa busca, você descobrirá quais são os termos mais utilizados pelos possíveis clientes, quais são suas dúvidas, que tipo de problemas estão tentando resolver e quais são as suas expectativas.

Lembrando que os sinônimos apresentados pelas ferramentas também são de grande valia para a estruturação da sua estratégia de comunicação!

Criar conteúdos de qualidade

Se você quer construir um blog ou perfis nas redes sociais com conteúdos realmente relevantes, as palavras-chave devem nortear a produção dos seus materiais.

Como falei, esses termos ajudam a entender quais são os maiores questionamentos do seu público, que tipo de dúvidas ele enfrenta e quais conteúdos costuma buscar online.

A partir disso, você saberá como entregar conteúdos de valor para essas pessoas, abordando temas importantes.

Marketing de Conteúdo: os segredos para atrair, engajar e transformar sua Audiência em Clientes

Gerar autoridade no mercado

Com a produção de conteúdo de qualidade voltado estrategicamente para o seu público-alvo, é possível que você consiga gerar ainda mais autoridade no mercado, se transformando em uma verdadeira referência.

O benefício de se tornar uma autoridade é que, a partir do momento em que o mercado te enxerga como uma empresa diferenciada, as chances de conquistar mais clientes pela sua relevância e histórico são imensas.

Encontrar possíveis temas para produzir conteúdo

A pesquisa de palavras-chave também pode te ajudar a encontrar possíveis temas para trabalhar nos seus conteúdos.

Como dito, as ferramentas trazem sinônimos e sugestões diferenciadas com potencial para o seu objetivo de Marketing.

Por isso, se você estiver sem ideias de temas para tratar nos seus artigos, por exemplo, pode ser interessante fazer uma pesquisa com termos mais básicos e checar as variações!

Criar materiais nas Redes Sociais

Além dos conteúdos para blog, as palavras-chave também ajudam a nortear a sua estratégia de redes sociais.

Elas permitirão que você levante tópicos relevantes e trabalhe em outros formatos, como pequenos vídeos, infográficos e até uma série de imagens.

É interessante que, caso você queira se tornar uma verdadeira referência de mercado, esteja presente na maior parte das plataformas digitais e seja capaz de oferecer conteúdos de extrema relevância dentro delas.

Melhorar o ranqueamento

Melhorar o ranqueamento é um dos maiores benefícios do uso de palavras-chave e ferramentas que ajudam a mensurar esses termos.

Se você quer ser encontrado por possíveis clientes por meio de artigos, páginas de produto ou demais páginas do seu site, é preciso que os conteúdos ali publicados sejam feitos com base em palavras-chave estratégicas.

Para encontrar os termos que te ajudarão a melhorar o seu ranqueamento, o seu tráfego e, consequentemente, possíveis oportunidades de venda, é necessário fazer uma boa pesquisa de palavras-chave para encontrar as alternativas mais interessantes para o seu negócio.

Ter um bom ranqueamento também ajuda a conquistar mais clientes de forma orgânica e reduzir o custo por lead, tendo como estratégia apenas o conteúdo de qualidade das suas páginas, respondendo às dúvidas do seu público.

Acompanhar a concorrência

Uma outra característica interessante a respeito das ferramentas de palavras-chave é a possibilidade de acompanhar a concorrência.

Algumas permitem que você avalie quais palavras-chave estão trazendo mais resultados para os seus concorrentes, para quais termos eles estão mais bem ranqueados, etc.

Com base nisso, é possível fazer um comparativo entre você e seus concorrentes mais expressivos — e, claro, a partir daí, encontrar possíveis oportunidades de investimento.

Dica: Benchmarking: o que é, tipos e como fazer na sua empresa

Como entender a intenção de busca?

Um detalhe fundamental, principalmente para aquelas empresas que estão trabalhando com conteúdo, é realizar uma pesquisa de intenção de busca com as palavras-chave de interesse.

Por exemplo, se você está pensando em criar um conteúdo sobre “comprar carro usado”, faça uma pesquisa desse termo no Google e veja quais são os resultados na primeira página:

Pesquisa Google sobre como comprar carrro usado

Percebe que os resultados são voltados para páginas de vendas?

Na criação de um artigo, por exemplo, as chances de conquistar um bom ranqueamento para esse termo é mínima, visto que, para o Google, a intenção de busca dos usuários que pesquisam por “comprar carro usado” é, de fato, comprar um carro usado.

No entanto, se mudarmos o termo de busca para “vale a pena comprar carro usado”, por exemplo, é possível visualizar alguns artigos:

Pesquisa Google sobre comprar carro usado

Isso nos mostra que, para o Google, essa segunda palavra-chave tem uma intenção de busca mais voltada para a leitura de artigos e busca por informações mais aprofundadas, que não estão contidas em um anúncio de vendas, por exemplo.

Por isso, é importante reforçar que a palavra-chave sempre variará conforme o seu propósito com aquela estratégia: tenha seu objetivo previamente definido para que seja possível nortear a sua pesquisa e definição de termos-chave.

Mas agora vamos ao que mais interessa?!

As 10 melhores ferramentas de palavras-chave

Confira abaixo as melhores ferramentas de palavras-chave disponíveis no mercado!

1. Google Trends

Veja o que o mundo está pesquisando! É assim que o Google Trends se define.

Nessa ferramenta totalmente gratuita, é possível descobrir quais são os assuntos que estão sendo mais pesquisados pelos internautas.

Ao pesquisar por um tema específico, o Google Trends mapeia o crescimento do interesse ao longo do tempo e ainda aponta pesquisas relacionadas ao mesmo assunto.

Veja abaixo exemplos de resultados apresentados para a palavra-chave "carnaval":

Crescimento de interesse Google Trends

Perceba como o interesse começa a crescer já em dezembro

Ei, só para te lembrar: lá no fim do artigo, tem o presente que vai mudar o rumo do seu Marketing Digital! 🎁

Além disso, o Google Trends também apresenta resultados mais específicos tanto por país quanto por estados, período de tempo, categorias e locais de busca, como Google Imagens, Google News, Google Shopping e YouTube.

Assuntos e pesquisas relacionadas Google Trends

Assuntos e pesquisas relacionados à palavra-chave "carnaval" no Google Trends

Outra funcionalidade interessante da ferramenta é a opção de comparação entre assuntos! Com ela, você descobre qual termo tem gerado mais procura e pode, dessa forma, fazer uma escolha mais acertada.

Na região da Serra Gaúcha, por exemplo, o setor de móveis é muito forte. A Orgânica já atendeu diversas empresas desse ramo. Em um dos projetos de desenvolvimento de sites no setor, surgiu a dúvida: qual termo usar, roupeiro ou armário?

Após uma simples consulta no Google Trends, a melhor escolha a ser feita ficou bem clara!

Comparativo de palavras-chave Google Trends

Em azul, o nível de interesse pela palavra-chave "roupeiro" e, em vermelho, pela palavra-chave "armário"

Dica: Você quer aumentar as Vendas com Marketing Digital?

2. Ubersuggest

O Ubersuggest é mais uma ferramenta para pesquisa de palavras-chave, geralmente utilizado para descobrir nichos de mercado para estratégias de Marketing Digital.

Com ele, você consegue ter acesso a grande parte das sugestões de palavras-chave do Google e pode fazer uma análise dos termos mais procurados no buscador.

Assim como as outras ferramentas, te mostra tendências de busca, preço por lances e posicionamento dos resultados.

Confira os resultados mostrados para a análise da palavra-chave "viagem para Gramado":

Sugestões de palavras-chave Ubersuggest

Informações e ideias de palavras-chave relacionadas a "viagem para Gramado"

O melhor de tudo é que a lista vem em ordem alfabética e numérica, e ainda conta com variações do termo.

Mas o destaque fica por conta das ideias geradas automaticamente para criar um conteúdo com maior potencial de ranqueamento!

Aliás, o Ubersuggest é uma das melhores ferramentas de palavras-chave para pesquisas rápidas porque ela tem informações visuais bem agradáveis, além de mostrar os primeiros resultados sem precisar fazer qualquer tipo de login.

3. Semrush

A Semrush oferece ao usuário uma série de informações relevantes sobre a palavra pesquisada.

Confira os resultados relacionados ao termo "chocolate":

Pesquisa de palavras-chave Semrush

Ao realizar uma busca na Semrush, é possível filtrar por categorias e ver as palavras-chave relacionadas

Mas não é só isso!

É possível descobrir quais sites aparecem nos resultados do Google para cada palavra-chave, para você identificar quem são seus concorrentes e descobrir quais termos mais atraem os consumidores para os sites deles.

Sem contar que a Semrush ajuda a descobrir quais termos os concorrentes adquiriram no Google Ads, a média de investimento mensal e o volume de tráfego obtido nos resultados orgânicos e patrocinados.

O time da Orgânica usa muito essa ferramenta!

Sua abordagem abrangente fornece informações detalhadas sobre o volume de busca, a dificuldade de classificação, o CPC (custo por clique) e muito mais, ajudando a tomar decisões informadas sobre as estratégias de SEO e Marketing de Conteúdo.

Visão geral do domínio Semrush

Visão geral do domínio na Semrush

Além disso, a ferramenta oferece recursos avançados, como rastreamento de posição, análise de backlinks e auditoria de site, tornando-se uma solução completa para otimização de mecanismos de busca.

Em resumo, a Semrush é um aliado essencial para aqueles que buscam aprimorar sua presença online e alcançar resultados notáveis na corrida pelo sucesso na Internet!

4. Keyword Tool

O Keyword Tool gera mais de 750 sugestões por palavra-chave e funciona em 83 idiomas.

As sugestões geradas são apresentadas em ordem alfabética, em frases que contam com palavras antes e depois do termo que deu origem à pesquisa.

Ou seja: funciona como um “Google Autocomplete”, gerando centenas de alternativas de palavras-chave long tail para seus conteúdos.

Os recursos são rápidos e simples de serem aplicados, principalmente em sugestões de long tail.

E mais uma vantagem se deve à sua navegação: simples e sem anúncios, facilitando a pesquisa.

5. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta de palavras-chave gratuita do Google Ads, que pode ser utilizada por anunciantes iniciantes ou experientes.

Ela oferece ideias de novas palavras-chave relacionadas ao que você pesquisou, bem como grupos de anúncios, desempenho de uma lista de palavras-chave e a possibilidade de criar opções ao multiplicar listas com termos relevantes.

Confira abaixo os resultados mostrados quando pesquisei pela palavra-chave "alimentos orgânicos":

Tendências de pesquisa Google Keyword Planner

Tendências de busca mostradas pelo Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner também auxilia na escolha de lances e orçamentos competitivos, que podem ser utilizados nas suas campanhas.

Veja abaixo como, além de mostrar sugestões de palavras-chave relacionadas, a ferramenta também traz informações sobre os lances:

Pesquisa de palavras-chave Google Keyword Planner

Ideias de palavras-chave relacionadas e dados sobre os lances pagos no Google Keyword Planner

6. Ahrefs

Apesar do nome parecer um pouco mais complexo, a Ahrefs é uma ferramenta bastante conhecida para pesquisa de palavras-chave e outros usos relacionados

É considerada, inclusive, uma das principais concorrentes da Semrush. Você sabia?

A empresa também se destaca pela quantidade de recursos de aprendizado disponibilizados gratuitamente.

No site, você encontra a Central de Ajuda, blog e cursos gratuitos, além de diversos vídeos no canal do YouTube. Vale a pena dar uma olhada!

7. Moz

A Moz não é simplesmente uma ferramenta de palavras-chave, mas uma das maiores empresas especializadas em SEO no mundo.

E, além de serem grandes influenciadores quando o assunto é Marketing Digital, a Moz desenvolveu uma ferramenta completa de SEO para a definição de palavras-chave: a Keyword Explorer (KWE).

Para mostrar para você como a ferramenta funciona, fiz uma busca pelo termo "cooperativa" — uma das palavras-chave mais relevantes para a Cresol, cliente da Orgânica!

Keyword Explorer (KWE) da Moz

A KWE auxilia em todo o processo de descoberta das melhores palavras-chave e também filtra e prioriza os termos mais importantes segundo dados numéricos.

Isso sem falar nas importantes métricas apresentadas para um bom trabalho de SEO!

8. Spy Fu

A Spy Fu é uma das ferramentas pioneiras e surgiu quando o SEO começou a ter grande visibilidade no Marketing Digital.

Ela possui muitos recursos interessantes, como a possibilidade de avaliar o impacto e valor das palavras-chave, com informações detalhadas.

Pesquisa de palavras-chave Spy Fu

Essa funcionalidade também ajuda o usuário a verificar o resultado dos concorrentes ao usar determinados termos:

Visão geral do domínio Spy Fu

Top pages Spy Fu

Chegou até aqui? Então fica, faltam 2 tópicos para você ver o 🎁 que separei para você!

9. Answer The Public

Answer The Public é mais um recurso indispensável para profissionais de Marketing Digital e SEO em busca de insights valiosos sobre palavras-chave.

Ao inserir um termo de pesquisa, a ferramenta gera uma nuvem de palavras-chave relacionadas, apresentando perguntas frequentes, preposições e sugestões de pesquisa de maneira visualmente impactante.

Nuvem de palavras-chave Answer The Public

A ferramenta possui uma análise específica de palavras-chave de cauda longa

Isso não apenas ajuda a entender o que as pessoas estão procurando, mas também fornece uma visão profunda das intenções por trás das buscas!

Resultados de pesquisa Answer The Public

Com essa riqueza de informações, os profissionais podem criar estratégias de conteúdo mais direcionadas, melhorar seu SEO e fornecer respostas relevantes às perguntas do público-alvo, elevando assim o desempenho de seus sites e blogs nos resultados de busca.

10. WebPeak

WebPeak é uma ferramenta de SEO completa para ampliar as informações do seu site e dos concorrentes, que garante todas as informações importantes em um único console.

De maneira geral, essa é a principal vantagem do WebPeak: reunir diversas rotinas relacionadas à análise de sites em um único lugar.

Além da qualidade técnica, atualmente, possibilita criar uma conta gratuita para teste, oferece pagamento em real (boleto bancário e cartão nacional) com assinatura a partir de R$ 249 por mês.

Como você pode perceber, há uma grande variedade de ferramentas que têm o objetivo de te ajudar a encontrar as melhores keywords para otimizar suas estratégias de SEO.

E eu diria que não há como responder “qual é a melhor entre todas elas”.

No momento da escolha, você deve avaliar quais delas têm as funcionalidades que atendam de maneira mais eficiente às suas necessidades, além de observar também suas preferências e orçamento, caso necessite de recursos que não estão disponíveis no modo gratuito.

Então utilize as informações que listei aqui para avaliar quais dessas ferramentas de palavras-chave podem contribuir da melhor forma com os resultados das suas campanhas de Marketing Digital!

Dica: Como a otimização de sites pode aumentar os seus lucros?

O papel de uma agência de SEO

Apesar de existirem diversas ferramentas disponíveis no mercado e muitas delas terem uma interface extremamente intuitiva, é interessante contar com profissionais para estruturar e aplicar a sua estratégia de palavras-chave.

Nesse momento, você pode considerar dois cenários distintos:

Ter uma equipe interna, com um profissional de Marketing especializado, ou ter uma agência de SEO parceira, com uma equipe completa que atuará de forma eficiente na comunicação da sua empresa por meio das plataformas digitais.

Em primeiro lugar, acho importante reforçar que uma boa agência de SEO possui experiência e conhecimento especializado na área.

Ela não apenas identifica as palavras-chave relevantes e enxerga oportunidades implícitas, mas também compreende como aplicá-las de maneira estratégica em todo o conteúdo digital, indo além da otimização para buscadores.

Uma boa agência também tem acesso a uma variedade de ferramentas, que podem não estar disponíveis para equipes internas por serem muito caras.

É o que acontece, frequentemente, quando uma empresa analisa a contratação da Semrush, por exemplo.

Além disso, ter uma equipe interna especializada é uma opção válida, mas pode ser menos escalável e demandar um constante investimento em treinamento e atualização.

Por outro lado, ao contratar uma agência séria, você já conta com a experiência e os recursos necessários para alcançar os resultados que deseja.

Dica: A Orgânica é uma agência de SEO especializada. Saiba mais!

O seu presente 🎁

Se você chegou até aqui, é um sinal de que realmente quer aumentar o seu potencial e fazer com que a sua empresa seja vista pelos seus clientes na Internet.

Para recompensar sua dedicação, irei ajudá-lo a usar as melhores palavras-chave para o seu negócio: farei um planejamento de palavras-chave exclusivo para você!

E antes que você se pergunte: “quanto vai custar?”, eu respondo: nada! Por enquanto, farei isso de graça.

Tudo o que você precisa é preencher o formulário abaixo! Mas, ATENÇÃO, eu não sei por quanto tempo poderei entregar esse trabalho, afinal, são muitas as pessoas que pedem.

Então preencha agora mesmo para garantir o seu planejamento de palavras-chave:

 

 

Perguntas Frequentes:

🔴 O que são palavras-chave?

Palavra-chave é aquilo que as pessoas digitam em buscadores, como o Google, para encontrar algum resultado. Também chamadas de keywords, elas são o instrumento usado para tirar alguma dúvida ou saber mais sobre algum assunto. As palavras-chave podem ser formadas desde uma única palavra a até uma frase longa.

📗 O que é necessário para fazer uma pesquisa de palavras-chave?

Para conseguir fazer um bom estudo de palavras-chave, é necessário ter em mente quem são suas personas, quais são os seus objetivos de marketing, qual é o planejamento de comunicação da sua empresa etc.

🔴 Por que é importante usar uma ferramenta de palavras-chave?

As ferramentas de palavra-chave seguem sendo fundamentais nesse processo: elas ajudarão você a validar os termos de busca que você levantou e entender quais são os mais acertados para o seu negócio, considerando sua persona, seus objetivos e seu planejamento.
 


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.